quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Males Resultantes da Contenda

Ao retornar à terra da promessa, Abraão “ subiu “ ( v-1 ), ao passo que , seguir para o Egito, é  “ descer “ ( Gn 26:2 ), isso no sentido figurado. Na viagem Abraão parou em Betel ( VV. 3, 4 ), onde havia  anteriormente edificado um altar ao Senhor ( Gn 12:8 ). Ali Abraão invocou o nome do Senhor e restaurou o seu culto e a sua fé em Jeová. Entretanto, ainda havia  obstáculos a serem vencidos para que Abarão pudesse cumprir plenamente o plano original de Deus ( Gn 12:1-4 ).
Separação ( Gn 13:5-7 ) – O problema devido a espaço para os rebanhos ocasionou um rompimento social  entre Ló e Abraão. A contenda tem feito contagioso. A princípio era entre os trabalhadores, mas logo atingiu Abraão e Ló e certamente alguém mais. È  sempre  assim. Então evitem os a contenda ( Pv 6 : 1ª ; Fp 2:14 ). Ela é obra da carne ( I Cor. 3:3 ).
Concessão ( Gn 13: 8, 9 ) – Abraão precisava fazer uma concessão ao sobrinho, para evitar outros problemas. Saindo do Egito, Abraão voltou a Betel e renovou o altar ao Senhor para prosseguir na vida de fé e obediência ao Senhor ( Gn 13:4 ). Agora Abraão estava preparado para decisões de grande alcance como esta que estamos a tratar. Se dois obreiros chegam à conclusão que não conseguem trabalhar juntos, então que se separem, como foi o caso de Abraão e Ló, se bem que Abraão tinha “ direito humano “ de impor a sua vontade. Paulo e Barnabé tiveram tal problema, mas não puderam evitar a  contenda ( At 15:39 ). As vezes, precisamos ceder a quem nos prejudica, para não prejudicar  a nossa fé e nos tornar aptos para fazer a obra de Deus. Abraão de a Ló o direito de escolha, apesar deste ser mais moço.Abraão era o homem da fé  e a fé opera por amor ( Gl 5:6 ) que não busca o próprio interesse ( I Cor 10:24 )
Cobiça ( Gn 13:8, 10 ) – Certamente Ló cresceu tirando proveito do tio, da sua projeção, do seu nome, de seu prestigio,  da sua influência. Abraão percebeu que a raiz do problema era a COBIÇA e o EGOÍSMO.  A Palavra cobiça no Novo Testamento tem várias correlações, como avareza, avidez, inveja, ciúme. Ler Mc 7:22; Lc 12:15; Rom 1:29; II Cor 9:5; Ef 4:19; I Ts 2:5; II Ped   2: 3, 14. O último mandamento da lei de Deus trata disso (  Êx 20:17 ). A cobiça de Ló neutralizou o respeito pelo tio e pai de criação. Jesus condenou, a cobiça ( Mc 7:22, 23 ). A contenda sempre produz espinhos que ferem, que maltratam e que, se não for contida, infecciona  todo um ambiente de Paz ( Pv 17:14; Fp 2:3,4 ).
Ambição Carnal ( Gn 13 : 10, 11 ) –A escolha de Ló  que o levou até Sodoma e Gomorra, é típica do crente carnal, cuja concupiscência o controla. Ló foi guiado pelos olhos; não pela fé ( v-10 ). A escolha materialista e egoísta de Ló converteu-se mais tarde em morte e destruição. Quem busca seus próprios interesses sem pensar em Deus, logo caí em sua própria armadilha. Ló armou sua  tendas até Sodoma; depois passou a habitar naquela cidade ( Gn 13:12 ), e mais tarde, passou  a assentar-se à porta da cidade, com as autoridades ( Gn 19:1 ). Enquanto isso, os anjos encontraram Abraão à porta da sua tenda ( 18:1 ). Jesus fez  uma séria advertência aos seus discípulos,  evocando a história de Ló e sua família no meio de uma geração corrompida, como foi  a de Sodoma e Gomorra ( Lc 17:28-30 ).
Nota – Conclusão na próxima edição; aguarde, participe, comente e que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário