quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O preço da Contenda

“Não haja contenda entre mim e ti, entre os meus pastores e os teus pastores, porque irmãos somos” ( Gn. 13:8 ).
A contenda é com o uma cerca de espinhos que afasta as pessoas umas das outras e suscita ira e inimizade – Medite e reflita no texto de Genesis  13 : 7 à 18.
As dificuldades enfrentadas por Abraão desde sua saída de Ur  dos Caldeus até chegar a Canaã resultaram de sua  desobediência por não sair sozinho, do meio  de sua parentela. Agora, Abraão depara-se com problemas de ordem social dentro da própria família. Seu sobrinho Ló viera com ele trazendo tudo o que tinha, inclusive animais e pessoas para trabalharem para ele, e agora, seus pastores começaram a porfiar com os pastores de Abraão. Diante da gravidade do problema, Abraão decidiu confiar na provisão e nas  promessas do Senhor e propôs a separação entre ele e Ló.
Nesta Lição aprenderemos a importância de sempre obedecermos a Deus, e veremos as benção que disso resultam para a nossa vida.
A interferência do sentimentalismo. Quando Deus ordenou que Abraão “saísse da sua terra; saísse do meio de saísse do meio de parentela e que fosse para uma terra que o Senhor lhe mostraria “ ( Gn 12:1 ), ele obedeceu apenas em parte. Ele não conseguiu desvencilhar de sua parentela. Além de seu pai, Abraão ainda levou consigo seu sobrinho Ló. Depois da dura experiência no Egito, Abraão é acompanhado por Ló, o qual “ tinha rebanhos, e vacas e tendas” (Gn 13:5 ). Ló era dominado por ambições materiais. Por causa do pouco espaço para os rebanhos, os pastores de ambos entraram em contenda.
Quando permitimos que nossos sentimentos interfiram no plano de Deus para nossa vida, as conseqüências virão com muitos dissabores.
A interferência no espaço que Deus nos dá ( Gn 13:6 ). Diz o texto; “e não tinha capacidade a terra para habitarem juntos”. Aquele espaço estava destinado a Abraão somente. Há situações na vida espiritual e no trabalho do Senhor em que os parentes geram dificuldades quando a conhecida vontade do Senhor é posta de lado. São contendas por causa de muitos tipos de “ ESPAÇOS” , e ocorrem separações inevitáveis.
A interferência da prosperidade fora do plano de Deus ( Gn 12:20; 13:2 ). Abraão prosperou ainda mais quando esteve no Egito, fora do plano de Deus. Certamente isso contribuiu para agravar o problema já existente entre os pastores de gado. Este aumento de fortuna ocorreu
Quando ele usou de artifícios enganosos para poder permanecer no Egito. Essa prosperidade provocou o problema entre ele e Ló. Riqueza acumulada na desobediência não pode ser considerada benção de Deus ( Ec. 5:13, 14; Sl 62:10 ).

Cont. na próxima edição, não percam!!
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário