sexta-feira, 4 de novembro de 2011

II Abraão Fraqueja na fé

Ao descer ao Egito, atraído por uma civilização mais adiantada, logo  surgiram  as dificuldades. Esse casal ao seguir para o Egito saiu da direção de Deus, mesmo assim,  Deus não os abandonou. Na linguagem figurada  da Escritura, como em Apocalipse  11: 8 Egito prfigura o mundo. Sempre que o crente se envolve com o mundo e o seu modo de viver, decai da fé  e da comunhão com Deus.
1 – Dirigindo-se a si mesmo ( Gn. 12:11-13 ). Sempre que deixamos o caminho da fé em Deus e da direção divina, passamos a dirigir erradamente nossa vida e a sofrer as conseqüências desses pecados, seus erros e rebeldia. A direção divina é imprescindível  em nossa  vida. Abraão correu perigo de  vida no Egito, ante os fatos descritos nos versículos 11 – 16. Abraão e Sara  tramaram uma situação que os fez usar de mentira, a dissimulação e a duplicidade de caráter.
2 – O caminho dos desobedientes e fracos na fé ( Gn. 12 : 11 – 13 ). Ver também ( Rm 14 : 1-2 ). A  fraqueza da nossa fé nos  torna, vulneráveis na batalha da  vida em todos os seus aspectos. No caminho da fraqueza espiritual,  as quais não conseguimos evitar. Três atos pecaminosos foram praticados por Abraão e Sara quando deixaram  de confiar em Deus  e passaram  a viver  suas próprias idéias.
A ) O fingimento ( VV. 11, 12 ). Abraão propôs a sua mulher que fingisse ser sua irmã, e não sua esposa, porque sendo Sara muito bonita,  entendeu que ela sendo sua irmã, os egípcios não o matariam por causa dela.  O fingimento é uma forma de mentira, engano, hipocrisia, logro. Quem anda fora da vontade de Deus entra por caminhos tortuosos e pecaminosos. Sarai teria que fingir, isto é, passar uma imagem  fantasiosa de que era Irmã de Abrão e não sua mulher. A Bíblia condena a  dissimulação e o fingimento ( I Pe 2:1; Pv 25:23 ).
B ) A duplicidade de caráter ( Gn 12:13 ). È a pessoa apresentar-se com “ duas caras “. Abraão induziu sua mulher á duplicidade de caráter, levando-a a dissimular, mentir e  agir com falsidade. Deixar os caminhos do Senhor é perder  o temor de Deus e expor-se aos mais absurdos pecados. O Salmista diz : “ Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei “ ( Sl  119:113 ).
A duplicidade de caráter é o uso de má fé para obter algum tipo de lucro.Tiago escreveu que o “  homem de coração dobre é inconstante em todo os seus  caminhos “  ( Tg 1:8 ).
C ) A mentira ( Gn 12:13 ). “ Dize, peço-te que és minha irmã  para que me vá bem por tua causa “. Abraão induziu sua mulher ao pecado da mentira, visando proteger  sua vida, mas também, para tirar proveito material dessa mentira. Quando alguém  anda fora da vontade de Deus, a mentira não faz muita diferença. Se não fosse a intervenção de Deus naquele reprovável  episódio, Abraão teria sido morto e sua mulher não escaparia ao vexame de tornar-se concubina  de Faraó. Diz a Bíblia que “ suave é ao homem o pão da mentira, mas depois, a sua boca se encherá de  pedrinhas de areia “ ( Pv 20:17 ).
Obs : Continua na próxima edição; aguarde, participe, divulgue e comente.
Fonte : Lições Bíblicas CPAD
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário