segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Deus interfere na vida de Abraão e Sara

Apesar dos erros do casal, Deus teve compaixão deles  e  não os julgou segundo os critérios humanos. A justiça  de  Deus está ligada  a sua  misericórdia. Se assim não fosse, não  haveria  esperança para o transgressor  ( Tg 2 : 13 b. ). Eles não foram abandonados pelo Senhor, mas Ele  os deixou,  por um pouco, à mercê das conseqüências de seus erros para que voltassem a confiar  unicamente  em Deus. Misteriosamente, Deus não permitiu que Faraó tocasse em Sara, e mais : o rei e sua casa foram feridos com grandes pragas.
A despeito da intervenção divina, Abraão e Sara passaram vexames por causa de sua mentira e fingimento.  Ler os  versículos 18 – 20.
A grande lição que esta história no ensina.
Abraão e Sara foram salvos, graças a intervenção divina para tira-los daquela terra. Preservaram seus bens materiais, mas tiveram prejuízos morais e espirituais que marcaram fortemente suas vidas. Muitos de nós já sofremos coisas assim. Acumulamos bens materiais, mas com prejuízos  na vida espiritual.
Enfraquecimento na fé:
Enquanto Abraão esteve fora da vontade de Deus e em terra estranha, não conseguiu construir nenhum altar ao Senhor, como fizera antes. Bíblia declara que  o “ mistério da fé é guardado em uma pura consciência “ ( I Tm 3:9 ). Ler também Sl. 137:4.
Testemunho  fraco :
Abraão e Sara saíram do Egito com mau testemunho. Abraão não pôde dar testemunho do seu Deus e ainda foi repreendido pelo seu  procedimento , por um rei pagão. Quando o crente começa a mentir, fingir e enganar, ainda achando que pode continuar como crente, expõe-se ao ridículo moral, social e  espiritual.
Fé combalida :
A Bíblia diz que existe uma lei no  coração de cada criatura, tendo a consciência como testemunha  juntamente com os  pensamentos, para acusar  ou  ,  ser humano conforme os seu atos ( Rm 2 : 15 ). No caso de Abraão sua fé  em Deus descera a um baixo nível e as conseqüências disso foram graves para ele. Possivelmente, entre  os servos e servas que lhe foram dados por Faraó, estivesse entre os mesmos Hagar, a qual lhe traria tantos problemas. Ler Gn. 12:16;  16:1.
Cunclusão:
Esta lição nos ensina  a ter cuidado  com a nossa fé para não sofrermos o que sofreu Abraão e Sara, os quais expuseram-se aos maiores perigos. Abraão e Sara  aprenderam  com o sofrimento, pelo fato de dirigirem seus próprios passos e largarem o caminho da direção de Deus.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário