quarta-feira, 17 de julho de 2013


UNIDADE NA IGREJA

 que todos sejam um “   (  Jo. 17:21 ).

Efésios é o equilíbrio perfeito entre doutrina e dever. Os primeiros três capítulos tratam de doutrina, das bênçãos espirituais dos crentes em Cristo. Os últimos três capítulos concentram-se na responsabilidade da igreja de viver em unidade, variedade, maturidade, pureza e vitória.

Da perspectiva equilibrada de Paulo aprendemos a necessidade da ortodoxia ( fé correta ). A Unidade cristã está fundamentada no compromisso de cada cristão com o único Deus. A submissão conjunta a ele  resultará em uma igreja unida em adoração, comunhão e serviço. Isso ao mesmo tempo, o fato conflitante de igrejas freqüentemente divididas, é testemunhado no Novo Testamento. O Evangelho de João lembra a igreja de que a unidade era o propósito do Senhor para seus seguidores ( Jo 17:20-23 ).

Havia uma grande ênfase no novo testamento, sobre a unidade na igreja. O alvo de Jesus é que haja “ um rebanho e um Pastor “ ( Jo 10:16 ), e Ele ora por todos os futuros cristãos “ a fim de que todos sejam um “ ( Jo 7:24 ).

Essa unidade será um testemunho para os descrentes, pois Jesus ora “ a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu me enviaste e os amaste, como também a mim ( Jo 17:23 ).

João disse a mesma coisa a uma igreja em conflito. Os que estão em comunhão com Deus ( os que “ andam na luz “ ) tem a resultante  comunhão de amor ( I Jo 1:5-7 ). Paulo também orou por unidade na igreja, e com freqüência exortou os crentes a manter a unidade. Suas orações indicam como base  da unidade o mesmo Pai, a ação do Espírito e a ligação conjunta dos crentes com Cristo ( Rm 15:5-6; Ef 4:3-6; Fp 2:1-2 ).

A unidade é importante porque glorifica o Pai e o Filho. Por isso ela é necessária para os crentes, e serve de testemunho para os descrentes ( Rm 5:6-7 ). As ações de Paulo ilustram como isso era especial para ele.. Seu conflito com Pedro ( Gl 2:11-14 ), o Concílio de Jerusalém ( Atos  15 ) e a oferta para os Santos em Jerusalém ( II Cor.8-9 foram tentativa de defender a verdade do evangelho e de manter a unidade da igreja.

A unidade da igreja fala-nos que, além de trabalhar pela pureza da igreja visível, devemos também trabalhar pela unidade da igreja visível. Apesar disso, precisamos reconhecer que tal unidade não exige na realidade um governo eclesiástico de amplitude mundial sobre todos os cristãos. De fato, a unidade dos cristãos é freqüentemente demonstrada de modo eficaz pela cooperação e associação voluntárias entre os grupos cristãos.

Por outro lado, a igreja passou por divisões. Egoísmo, imaturidade, dissimulação e falta de perdão são mostrados como causa básicas comuns ( Rm 15:7; I Cor. 3:1-4, Fp 2:1-4; Tg 4:1-12 ).

Mesmo o cristão aparentemente maduro à vezes punha interesses ou sentimentos pessoais à frente do bem do evangelho, gerando divisões. Também acontecia de pessoas em conflito se reunirem em facções em confronto, pondo em perigo a vida e o testemunho da igreja ( Atos 6:1-4; Gl 2:11-13; III João 9:10 ).

Os crentes eram exortados a enxergar essas armadilhas e evita-las. Eles deviam enfatizar o propósito global da igreja em vez de concentra-se nas ambições individuais. Deviam aceitar uns os outros ( perdoando as falhas e admitindo diferenças ), como Cristo  os aceitara ( Rm 15:7; Cl  3:13-14 ). De igual modo, como Cristo, deviam promover o bem –estar uns dos outros, e não sair, bitolados, atrás dos objetivos pessoais ( Fp 2:3-4 ). O verdadeiro  “companheiro de jugo “ era exortado a ter  domínio sobre suas propias ações e também promover as unidades onde ouve conflito ( Fp 4:2-4 ).

O Novo Testamento deixa claro qual é a base da unidade no corpo de Cristo. Jesus, Paulo, João e outros enfatizam com freqüência suas importância e sua importância e sua

Recompensa. A igreja, portanto, em cada geração, tem a responsabilidade de tornar a unidade uma realidade.

Não há dinheiro suficiente em todos os governos do mundo, para construir um computador tão complexo e versátil como o cérebro humano. Mas Deus concedeu a cada indivíduo um cérebro. Se observarmos nossas mãos , iremos ver duas das mais complicadas peças de maquinismo que poderiam ser planejadas.  Nascemos equipados com elas. O olho humano, os pés, as costas, na verdade, cada parte do nosso corpo, foi formado para efetuar o trabalho eficiente e detalhado. Para que possamos  fazer algo, necessitamos de cada parte de nosso corpo, se  não, não conseguiremos efetuar bem o planejado.

Com que propriedade, Deus chamou os crentes de o Corpo de Cristo ! Somos um corpo nEle, cada um diferente dos outros, com diferente tarefa a efetuar; mas todos trabalhamos juntos, em unidade, para execução do trabalho que Ele planejou para nós. O que é então Unidade Cristã ? .

Na oração sacerdotal de Jesus,  Ele orou : “ A fim de que todos sejam um “ ( João 17:21 ). Isso significa que, sem considerar a verdade explicitamente revelada, todos os cristãos professos, devem unir-se em um grande corpo religioso ? Ou deveriam a igrejas separatistas, freqüentemente acusadas de serem cismáticas e elementos divisores do Cristianismo, baixar seus padrões da verdade bíblica, por amor a unidade religiosa ?

Essas perguntas são de vital importância para os crentes de hoje, quando desejam conhecer e fazer a vontade de Deus. Qual é o ensino bíblico sobre a unidade ? Unidade é desejável, mas nunca em oposição à explícita doutrina bíblica.

“ Assim também...Cristo “. Considerando que o corpo é realmente uma unidade, apesar de seus diversos membros, também é “ a igreja,  a qual é o Seu Corpo “ ( Ef. 1:22-23 ).A conversão introduz o pecador na família de Deus, e cada membro da família traz a imagem da família;mas há uma variedade infinita de diferenças de temperamento, personalidades, talentos, etc. Mas somos todos, um em Cristo.

Bendita sabedoria de Deus, nesse Seu desejo de Unidade no corpo de Cristo que é a Sua Igreja, Ele não deixou a bel prazer de cada um escolher seus dons, mas dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve “ ( I Cor. 12:18 ). A vontade de Deus para cada indivíduo está intimamente ligada a sua identidade no Corpo “.

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se,  alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que em todas as coisas seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém. ( I Pe 4:10-11 ).

As vezes, há razões por que a unidade visível ou externa da igreja não pode ser mantida. A primeira divisão expressiva na igreja aconteceu em 1054 quando a igreja oriental ( atualmente ortodoxa ) separou-se da igreja ocidental ( católica romana ). A razão foi   que o papa mudara o credo da igreja simplesmente com base em sua própria autoridade, e a igreja oriental protestou que ele não tinha direito de fazer isso.

A Reforma do século XVI separou depois a igreja ocidental nos ramos católico romano e protestante, ainda que tenha havido com freqüência grande relutância em provocar uma divisão formal. Martinho Lutero queria reformar a igreja sem dividi-la, mas foi excomungado em 1521. A igreja anglicana ( Episcopal ) não se separou de Roma, mas foi excumungada em 1570.

Portanto, pode-se dizer : “ Nós sofremos o cisma e não o causamos “. Por outro lado, houve muitos protestantes, especialmente entre os anabatistas, que quiseram formar igrejas apenas de convertidos, e já em 1525 começaram a formar igrejas separadas na Suíça e em outras partes da Europa.

Nos séculos seguintes à Reforma, o protestantismo fragmentou-se em centenas de grupos menores. Em alguns casos, lideres de novos grupos arrependeram-se das divisões provocadas : João Wesley, embora tenha sido o fundador do metodismo, afirmava que viveu e morreu como membro da Igreja Anglicana. Em muitos casos, a questão da consciência ou da liberdade religiosa obrigou a divisão, como aconteceu com os puritanos e com muitos grupos imigrantes na América do Norte causaram a fundação de igrejas separadas.

A medida que examinamos os motivos que levaram muitos a dividir a igreja através da história, comparando tais motivos com as exigências do Novo Testamento de que devemos buscar tanto a unidade quanto a pureza da igreja visível, podemos encontrar razões válidas e inválidas para separação.

Entre as razões inválidas  encontram-se algumas como ambição e orgulho pessoal ou diferenças sobre práticas e doutrinas menos importantes, e que não tem nenhum efeito expressivo no modo como se vive a vida cristã.

As razões de separações que podem ser consideradas como válidas ( ou possivelmente válidas, dependendo das circunstância especificas ) são em três categorias : 1) razões doutrinárias; 2) razões de consciência; 3) considerações práticas.

A unidade segundo o padrão estabelecido por Jesus, exige,arrependimento, regeneração e justificação o homem e da mulher, o” nascer de novo “, o que gera compromisso com a verdade, a Palavra de Deus.

Uma só linguagem. Dizem os historiadores que grande parte das vitórias gregas deveu-se à unidade lingüística nacional, a qual servia até mesmo para demarcar fronteiras – onde se falava grego era considerado território helênico.

A linguagem do Espírito de Deus é muito importante para o povo de Deus. A nova era teria que ser iniciada com uma nova linguagem e, por isso “ todos foram cheios do Espírito Santo, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem “ ( Atos 2:4 ). No dia de Pentecostes, cumpriu-se a promessa feita através do profeta Sofonias : “ Então darei  lábios puros aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam de comum acordo “ ( Sofonias  3:9 ).

Note-se que um dos objetivos imediatos da descida do Espírito foi que a humanidade, sem distinção de cor, ritual ou situação geográfica, servisse a Deus num mesmo e único espírito.

A unidade na Igreja o Corpo de Cristo, é em essência, fruto da regeneração. Saber como se vive na família não é o mesmo que viver como um membro da família, e ninguém pode incorporar-se á família de Deus sem ter experiência do novo nascimento.

A comunhão dos salvos é, positivamente, um resultado da cruz. Na cruz reside o acesso exclusivo ao Corpo de Cristo. E este não é um caminho florido de rosas, pétalas perfumosas, paisagens arrebatadoras. Trajetória da unidade cristã não é outra senão a que traz as marcas do madeiro.

Não existe outro itinerário, nem atalhos: sem cruz não há como vincular-se ao Corpo; somente o sangue borrifado naquela cruz do meio é que pode ligar-nos uns aos outros.

Paulo pode ordenar a igreja que viva em unidade porque há uma unidade esperitual verdadeira em Cristo, que se vê entre os cristãos genuínos. Ele diz : Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de  todos e está em todos “ ( Ef. 4:4-6 ).

E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade ( João 17:19 )

“...que todos sejam um...” ( João17:21 ).
Deus abençoe
Pr.Gilmar Abel

 

 

 

 

 

 

 
 
 


 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário