terça-feira, 30 de julho de 2013


IBES – Turma Manhã – Disciplina Soteriologia – Prof. Dr. Edemir Antunes Filho

Aluno – Gilmar Abel

 

Estudo Bíblico soteriológico para um grupo de adultos fundamentado nas reflexões de Mario de França Miranda.

 

.A Soteriologia trata do estudo sobre a salvação do ser humano, na perspectiva cristã.

.O Ser humano é um ser histórico, isso implica que ele mantém sua identidade ao longo das mudanças ocasionadas no decorrer do tempo. Identidade caracterizada por sua razão e sua liberdade, mas também por seus anseios mais profundos.

.Somos um espírito na matéria, somos corpóreos e por meio do corpo é que interagimos com outros seres humanos e com o mundo ambiental.

.Mas esta matéria também nos limita, nos condiciona, nos expõe ao sofrimento.Sentimo-nos frágeis e impotentes diante dos desafios da vida.

.O ser humano permanece em meio as transformações, as instituições como família, a escola, a igreja, ou as atividades profissionais e sociais, ou ainda os hábitos de lazer. Mas o ser humano permanece o mesmo com as dúvidas, seus questionamentos, suas insuficiências, seus anseios.

.Aqui encontra nas religiões sua razão de ser. Todas elas oferecem ao homem a salvação, como plenitude do que ele busca.

.Essa situação hodierna pede também que a compreensão da salvação de Jesus Cristo, sempre única e a mesma deva ser proclamada de modo novo para poder ser captada, entendida, acolhida e vivida por nossos contemporâneos.

.A ação salvifica de Deus continua tão generosa hoje como no passado, pois Deus é fidelidade e misericórdia.

A Salvação Cristã ontem e hoje :

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente “ ( Jo 10,10 ). A vida é, sem dúvida, a maior riqueza que temos, sem ela nada nos adiantariam os demais bens. Com a vinda de Jesus Cristo esse desígnio divino atinge seu ponto mais alto: seu próprio filho sacrifica sua vida para que possamos ter mais vida neste mundo e vida plena na eternidade.

.A esperança de salvação futura, caracterizada como a vinda do Reino de Deus, se faz realidade atual na pessoa de Jesus Cristo. Somente a partir do Reino de Deus, sua pregação e seu comportamento ganham sentido.

A dimensão martirial :

.O martírio pelo qual o discípulo se assemelha ao mestre, que livremente aceitou a morte pela salvação do mundo, configurando-se com ele no derramamento de sangue, é considerado pela igreja como doação exímia e prova suprema.  Esse dom é concedido a poucos, convém que todos vivam preparados para confessar Cristo diante dos homens e para segui-lo pelo caminho da cruz, em meio as perseguições que nunca faltam a Igreja  ( LG 42 ).

.A consciência que a Igreja tem de sua missão evangelizadora a tem levado, nestes últimos dez anos, a suportar em seus membros a perseguição e, as vezes, a morte, como testemunho de sua missão profética ( 92 ). Num mundo marcado pelo pecado, presente não só na cultura, mas também nas instituições das sociedades, que pressionam constantemente o individuo a elas aderir, não pode o compromisso cristão pelo próximo deixar de ser conflito.

.Desse modo, todo mártir se configura definitivamente com Jesus Cristo, que morreu por sua fidelidade ao Reino.

A dimensão trinitária :

.A adesão ao Reino de Deus, o compromisso com a justiça, o esforço constante por viver a atitude fundamental de Jesus Cristo, traduzido nas realizações limitadas, sujeitas ao aperfeiçoamento e, portanto, provisórias, condicionadas por novos e imprevisíveis contextos e desafios, com os quais depara nossa liberdade ao longo de nossa vida, significam, a luz da fé, a realização total do ser humano, o que mais freqüentemente, denominamos salvação.

.A revelação da pessoa do Espirito Santo aconteceu diversamente.A comunidade primitiva só lentamente, a luz do evento pascal, foi adquirindo consciência da sua presença e da sua atuação em Jesus de Nazaré.

.Toda a Trindade atua em vista da nossa salvação.A iniciativa totalmente gratuita de nossa salvação cabe ao Pai, como é afirmado no Novo Testamento, explicitamente ( Ef. 1: 3-10 ) ou implicitamente ( Rom 8,21; Gal 513 ).]

A dimensão experiencial :

.Não podemos opor experiência e conceito.Pois toda experiência humana é  inteligente, é significativa e, portanto, acontece sempre no interior de um horizonte de compreensão que lhe confere sentido e identidade.

Experiência da Graça :

.O tema da experiência da ação divina em nós evoca imediatamente outra questão.Conhecemos a situação de nossa orientação fundamental? Ou, com outras palavras, podemos alcançar a certeza de estarmos na graça de Deus?

.A Sagrada Escritura repete, utilizando expressões diversas, que a ação salvifíca de Deus atinge a pessoa humana em sua totalidade e que, portanto, ela tem certa consciência dessa ação.

.Por outro lado, o Novo Testamento afirma claramente que a certeza de alcançarmos a salvação plena e definitiva depende de como vivemos nesta vida ( Mt 25,14-46 ).Cada um vai colher  o que aqui  semeou ( Gl 6,7 s.; 2 Cor5:10, Rom 2,6 ).

Universal da salvação cristã :

O cristianismo nunca se considerou uma religião de um povo, de uma região ou de apenas parte da humanidade.O que vimos anteriormente sobre nossa criação em Cristo já nos indica que Jesus Cristo é o sentido último da existência humana, sua felicidade e sua realização plena.

Adeptos de outras religiões convivem tranquilamente com o cristianismo, conhecem-no e não se abalam em sua própria adesão religiosa.

O Novo Testamento é claro nas afirmações sobre o papel único de Jesus Cristo como Salvador de todos.

A dimensão cósmica :

.Podemos constatar hoje uma crítica generalizada a uma visão reducionalista da salvação cristã que limita a ação salvifica de Deus ao ser humano, deixando em silêncio o restante mundo criado.

.Sem dúvida, o tema esta profundamente ligado as atuais preocupações da humanidade com seu habitat e, conseqüentemente, com seu futuro.

 

.........................................................................................................................................................

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário