sábado, 4 de agosto de 2012


O líder precisa ter visão, mas ela se cumprirá por meio do cumprimento de metas. A visão é importante, mas ela nunca se tornará realidade a menos que se estabeleça um programa de metas, e que ele seja fielmente cumprido. A visão se conservará a mesma por longo período de tempo e a missão corresponderá a visão. Mas as metas devem ser revistas freqüentemente com o fim de reajustá-las de acordo com as mudanças nas situações.

As metas devem ser estabelecidas sempre com muita sobriedade, sensatez e bom senso. Devemos estabelecer metas altas, mas atingíveis e realísticas. As metas que colocamos diante de nós devem ser sempre tangíveis. Não pode haver um conflito de metas. Para isso é preciso estabelecer uma ordem de prioridades para saber o que é mais importante. Duas metas desejáveis poderão entrar em conflito e envolvem pessoas.

Se um programa de metas, a visão não passa de uma  vontade vaga. O cumprimento da visão é principal benefício do estabelecimento de metas. Mas também elas significam o processo de tomar decisões e fortalece a saúde mental, bem como a física eliminando a estafa, a confusão, e suprimindo o medo.

As metas geram respeito, produzem persistência. Mas há quatro razões que levam uma pessoa a ter medo de estabelecer metas :

a)      O medo de criar metas imperfeitas;

b)       O medo da derrota;

c)      O medo do ridículo;

d)      O medo de considerar presunção o estabelecimento de metas.

Se não tivermos um programa de metas, certos fatores ou pessoas tomarão o controle de nossa vida. Queiramos ou não.

A constante aceleração de mudanças em pessoas, lugares ou situações que se verifica hoje, exigem que tenhamos um programa de metas claramente definido.

Deus lhe abençoe.

Fonte:  Estudo Teologia do Novo Testamento – Pr.Elias Antonio de Araújo – OBPC – Diadema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário