segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A IGREJA COMO COMUNIDADE TERAPÊUTICA

Qual, pois destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores ? Respondeu o doutor da lei : Aquele que usou de misericórdia para com ele.
Disse-lhe, pois, Jesus : Vai, e faze tu o mesmo – Lucas 10:36-37.
Muitas pessoas não suportariam permanecer nem sequer alguns minutos no Pronto Socorro de um grande Hospital numa de nossas capitais, pois adentram naquele lugar pessoas feridas, acidentadas, mutiladas, como mortas. São as mazelas humanas vindas à tona.
Se olharmos com os olhos espirituais para a porta de nossas igrejas veremos um cenário semelhante, pois as pessoas, conscientes ou não, carregam em si a mais Letal e repugnante doença que atinge o ser humano ( Isaias 1 : 18 ), o pecado, trazendo consigo suas conseqüências. As comunidades terapêuticas são organizações que promovem o encontro de pessoas que necessitam de tratamento ( terapêutica ) com pessoas e método capazes de recuperá-las. Uma penitenciária seria uma comunidades terapêuticas que tem a função básica de recuperar pessoas que se desviam da conduta normal da vida em sociedade, porém com raríssimas exceções elas não estão cumprindo esse propósito.
Outro exemplo de comunidade terapêutica é um hospital com profissionais dedicados e em atividade, onde se atinge no objetivo – a recuperação das pessoas. Pois bem, tomemos esse exemplo e enxerguemos a Igreja como um Hospital para onde se dirigem doentes espirituais, emocionais e físicos, para receberem ajuda de enfermeiros, e também por vezes necessitam de tratamento. Os pastores e lideres ocupam a posição de enfermeiros-chefes, pois  o pastor, por mais ungido que possa ser, deve estar consciente de que ele não é o médico, o médico deste Hospital é o Senhor Jesus – ( Isaias 53, Jeremias 33:6 ).
Deus  te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário