segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Busca do Perturbador


Procure, com afinco, descobrir o perturbador, isto é, descobrir aquilo que impede o crescimento espiritual. Quando os piedosos  estão em  trevas, não estão em trevas, não é por pecado é, de alguma forma, a causa das sombras.
O perturbador jaz a porta. Sem dúvida, há algum impedimento no arraial, afastando-os da presença de Deus. Sendo assim, se você deseja que a luz seja reavivada e que seja renovada a presença consoladora de Deus, é necessário, primeiro, procurar a causa e destruir o perturbador. Muitas pessoas,  quando em trevas, procedem de maneira errada :  examinam experiências passadas. E  isto deveria ser feito. No entanto, eles gastam  tempo procurando coisas boas na própria vida, quando deveriam gastar mais tempo retirando aquilo que é mau. Qualquer bem que exista não será encontrado até que se encontre e elimine o pecado que o obscurece.
Aquilo sobre o que refletem, e que antes pensavam ser bom, não lhes trará satisfação até que o mal seja desarraigado. Vão pelo deserto, perguntando sobre a causa das sombras e aflições. Indagam se acolheram corretamente a obra do Espírito de Deus em seu coração, se realmente são filhos de Deus. Contudo, o Pai esconde delas a face e elas perguntam sobre as coisas ocorridas, atônitas como Josué diante da derrota de Israel, em Ai. As vezes chegam a duvidar que sejam filhas de Deus. Oram, pedindo que Deus lhes renove o consolo. E deveriam mesmo orar.  Contudo precisariam ainda fazer algo mais. Josué gastou muito tempo em oração, pesaroso ante a aflição de Israel. Prostrou-se, rosto em terra, até o anoitecer, indagando porque Deus havia se retirado deles.  Mas Deus lhe disse : “  Levanta-te ! Porque estás prostrado assim sobre o seu rosto ?” ( Js 7:10 ), como que dizendo : “ Você precisa fazer mais do que ficar prostrado “. Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das coisa condenadas, e furtaram, e dissimularam,  e até debaixo da sua bagagem o puseram ! “ ( Js 7 : 11 ). E no versículo 13 : Dispõe-te, santifica o povo “ !
O que aprendemos  daí  é que , quando alguém tiver a esperança obscurecida e estiver  insensível a consolação de Deus, tem que levantar para descobrir o perturbador. De nada adiantará ficarmos prostrados, lamentando e chorando diante de Deus. Há trabalho a ser feito além da necessidade da oração.Permita-me instar  que a obra seja feita de maneira completa e minuciosa. Há  casos em que é difícil encontrar a coisa condenável. O coração humano tende a proceder como Acã, que escondeu na terra, no meio da tenda, o objeto da condenação ( Js 7:21 ). Escondeu bem. Não se contentou em esconde-lo no lugar mais seguro da tenda, mas cavou o chão e o enterrou sob os pés, para não deixar nenhum traço do mal. São assim os corações enganosos das pessoas, escondendo as coisas condenadas que as perturbam.
Quando procuram indícios do problema, as causas de suas trevas, procuram uma coisa e outra, mas não vêem a razão principal das aflições. Sequer lhes passa pela cabeça qual a raiz do mal.
Vasculham a tenda, mas apenas na superfície. Têm de cavar o chão ou jamais encontrarão o perturbador. Quando falam sobre seus sofrimentos e passam as causas pecaminosas, algumas pessoas prontamente admitem culpa, contudo, desconhecem o verdadeiro Açã. Ainda que confessem a corrupção do próprio o coração, operante em seus pensamentos, a causa principal de seu obscurecimento permanece escondida, enterrada. Pode ser  alguma forma de orgulho ou avareza, de inveja ou maledicência, de má vontade para com próximo, de obstinação ou de outra forma indigna de comportamento. Em alguns sentidos, é muito mais fácil dar-se conta e expor pecados que consideramos menores do que lidar com as grandes causas do problema. Assim, as pessoas coam mosquitos e engolem camelos. Estão dispostas a sentir que os pecados comuns a todos e dos quais todos se queixam, tais como as operações corruptas do coração, não são igualmente indesejáveis. É comum ouvir pessoas piedosas comentarem, sem temor, sobre pecados que considerem sem importância. Mas a maldade. O comportamento altivo e muitas outras coisas que poderias ser mencionadas são igualmente desagradáveis. Mas tais pessoas não estão dispostas a identificar os próprios pecados, chamando-os por nomes agradáveis, racionalizando-os e escondendo-os, como fez Açã, enterrando os objetos da condenação. Os pecados que mais as perturbam e que tem maior domínio sobre os seus corações, cegando e prejudicando suas mentes, passam ignorados.
São rápidos para detectar e revelar os pecados dos outros, principalmente dos que se lhes opõem, mas lentos para tratar com os próprios pecados, escolhendo ignorar as causas escondidas, e continuam nas sombras. È muito mais difícil achar o perturbador.
È preciso examinar com cuidado toda a questão, não poupando esforços nem subornando a consciência, mas fazendo um sério esforço para proceder uma busca imparcial. Para isso, consideremos o que Deus disse a Josué : “ já não serei convosco, se não eliminares do vosso meio a coisa roubada “  ( Js  7:12 )
Fonte – A busca da Santidade ( Jonathan Edwards )
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário