segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Disciplina na Igreja

“ Em verdade vos digo : Tudo que ligardes na terra será ligado no céu; e todo quanto desligares na terra será desligado no céu “. Mateus 18 : 18 ( Base 15 – 22 ).
Diferente da primeira idéia que nos possa vir a mente, a palavra disciplina não tem sua raiz  as associada à palavra  punir,  mas provem da mesma  raiz da palavra discípulo, discipular e ensinar com o firme conceito de corrigir a rota. A igreja é formada por discípulos , alunos, seguidores, aprendizes, e a disciplina é fundamental, indispensável na formação no caráter do membro do corpo de Cristo que prossegue rumo ao alvo ( Ef. 4 : 13 ) aprendendo através do ensino, da exortação, correção ( Mt 28:20 ) e na observação de exemplos como destaca o Apóstolo Paulo com grande ousadia e responsabilidade em  I Cor, 11 : 1.
Como a santificação é um requisito essencial na vida daquele que é chamado a fazer parte do corpo de Cristo, e não como alguém possa pensar, ser algo inatingível e utópico, observamos que  sendo ela da vontade do Senhor ( I Tes. 4 : 3 ) e indispensável para se ver a Deus ( Hb 12 : 14 ), também a disciplina o é , além de um instrumento pelo qual somos postos na tragetória certa, mostrando que  a vida cristã é guiada por vara e cajado, de vinagre e azeite e de um amor que não dispensa zelo.
Céu é céu, igreja é igreja
Temos conceitos formados a respeito de várias organizações e observamos que muitos que passam a freqüentar igrejas  evangélicas se frustram ao se depararem com problemas que acreditam que jamais pudessem estar presentes nesse tipo de agremiação. Mas não podemos esquecer de que a igreja gloriosa tem sido formada por Cristo para apresentá-la a si mesmos sem mancha, em ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível, e para tanto é função da Palavra nos moldar de maneira que nos encaixemos nessa igreja, porém na maneira como respondemos a esta Palavra é que definirá a qualidade de discípulos que somos, uns ouvem e rejeitam, outros acatam parcialmente como lhes convém, mas há um grupo fiel que ouve e pratica a Palavra de Deus. Se observarmos a Palavra, veremos que alguns dos erros de  grande homens de Deus não foram encobertos nem as igrejas registradas no Novo Testamento eram irretocáveis, pelo contrário, diversos problemas, questões e exemplo foram destacados para o nosso aprendizado ( Rm 15:4 ), e quando desprezamos este ensino e desobedecemos, acabamos por incorrer muitas vezes nos mesmos erros.
Compreendemos com isso que aquilo que é corruptível  ainda não se revestiu  da incorruptibilidade, portanto existe ainda reconhecimento, arrependimento e o perdão de Deus através do sangue de Jesus.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário