segunda-feira, 21 de março de 2011

PROFETAS QUE OLHEM PARA O ALTO


No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu sequito enchia o templo – Is. 6 : 1.
Uzias – No princípio um bom rei, buscou a Deus; Deus o fez  prosperar – obteve vitória sobre vários povos inimigos de Israel, o seu nome se tornou famoso – edificou torres, cavou poços, preparou um forte exército, fez máquinas de engenho, escudos, couraças, lanças, arcos fundas de atirar. Mas o texto bíblico que por causa do seu fortalecimento o seu coração se exaltou e ele se corrompeu : entrou  no templo para queimar incenso no altar de incenso.
O altar do incenso e lugar onde se oferecia incenso ao Senhor todos os dias. Somente o sacerdote poderia oferecer incenso e não poderia ser incenso ou fogo estranho nesse altar.
Sacerdotes corajosos o repreenderam quando ele estava com incensário nas mãos, ficou leproso e teve que viver o resto de seus anos separado de todos até a sua morte.
Alguns estudiosos suspeitam que Isaias tenha sido parente do rei Uzias por sua preocupação com a corte e com a liderança e ainda pelo fato de sua mensagem ter sido dirigida mais aos altos escalões  dos reis de Judá em Jerusalém.
Não temos como saber  exatamente, mas sabemos que a morte de Uzias incomodou a Isaias e o fez olhar para o alto. Uma política que prospera militar e financeiramente não significa que    é porque Deus esta abençoando. Uzias era grande estrategista militar e político, mas deixou que a soberba invadisse seu coração e quis desafiar a autoridade sacerdotal.
Deus procura profetas que olhem para o alto – que tenham suas esperanças firmadas em Deus e não em sistemas políticos, governos ou situação econômica.
Será que temos sido profetas que olhem para o alto ou profetas que olham para terra, para as situações, para os problemas ? Muitos de nós só olham para a sua própria vida, só olham para terra.
Queremos ver Deus mas não olhamos para o alto; queremos ver a glória de Deus mas estamos olhando para a glória dos homens; queremos a glória de Deus mas estamos buscando a glória do mundo; se é assim que estamos nos comportando não somos o tipo de profeta que Deus está procurando.
Se somos profetas de Deus, que tipo de profetas estamos sendo ? Estamos olhando para o alto como Isaias ou olhando para terra como Uzias ?
Estudo preparado pelo Pr. José Ribeiro Neto, auxiliar na Igreja Batista Missionária em Ferraz de Vascocelos – SP., autor do livro Deus Procura Profetas. 
Deus Abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário