segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AMIGO IMPORTUNO



         Amigo Importuno ( Lucas 11 : 5-8 )- Jesus Cristo quando apresentou esta parábola a seus discípulos queria mostrar-lhes a necessidade da perseverança na oração, na comunhão com Deus.

         - Para que possamos compreender esta parábola devemos saber que o povo vivia no oriente médio, naquele período, eram muito respeitoso com a arte de hospedar, pois viviam cercados pelo deserto e saibam que a melhor hora para viajar era a noite, portanto, eles estavam sempre pronto para receber algum viajante, sendo até, que de acordo com alguns textos, haviam determinadas pessoas responsáveis para acolher os mesmos.
         - Mas chegando um amigo e nada tendo para oferecer-lhe o que faz? O certo para eles era ir ao vizinho pedir-lhe algo para dar ao viajante, pois ninguém iria negar este pedido. Contrariando todas as previsões, este vizinho de certa forma, nega-se a atender-lhe, dizendo que seus filhos já estão dormindo e não quer acordá-los, e que a porta esta fechada. Podemos ver que estas desculpas são muito fracas, tendo em vista a importância do ato de receber bem, pois a porta fechada pode ser aberta, as crianças dormindo, voltariam a dormir após o ter atendido. Vemos que diante da amizade, este amigo irá levantar-se para lhe dar o pão, mas por sua insistência ele lhe dará quantos pães você desejar.
         - Orar podemos relacionar a oração como amigo importuno, que insiste até conseguir o que deseja, não que devemos ser persistentes em nossas orações, devemos orar com fervor, com amor em nossos coração, pois assim pedindo, nos será dado, se procurarmos, acharemos, porque nosso pai celestial a tudo nos dá, se o seguirmos com fé, com retidão e amor.
         - Não devemos fazer igual ao vizinho adormecido, que procura desculpas para não agir, que só atende diante da insistência, podemos relacionar este ato do vizinho com a forma que não devemos cobrar, pois, sendo justo, sua mão pesará e sua justiça será firmes.

ROMANOS 15:7 – Portanto, recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus. 
HEBREUS 13:2 – Não vos esqueçais da hospitalidade porque, por ela, alguns, não sabendo hospedara a anjos.
I PEDRO 4:9 – Sendo hospitaleiros uns aos outros. Sem murmurações.
Deus abençoe. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário