quinta-feira, 30 de setembro de 2010

SARÇA ARDENTE

No livro de Êxodo Capitulo 3 fala sobre a visão da sarça ardente quando Moisés estava no monte Horebe ( Sinai ). Além da grande manifestação do poder de Deus em não deixar que as chamas consumissem a sarça temos outros fatores para análise.
Moisés chegou ao monte Horebe ( Sinai ) e o Senhor se revelou a ele, Deus falou com ele e fala com você nesta hora. Podemos aprender então que sempre que subimos ao monte, Deus se revela a nós. Subir ao monte significa deixar as coisas naturais para o lado ( ainda que seja por alguns momentos e buscar unicamente  a face de Deus ).
A educação de Moisés, recebida na corte de Faraó, era insuficiente para capacita-lo para  obra de Deus. ( Moisés tinha que se achear ao monte de lá vem o socorro.
Deus se revela a Moisés em uma sarça de fogo ardente ( verso 2 ). A sarça é planta espinhosa, e comum naquela região, naturalmente nenhuma sarça chamou a atenção de Moisés ( em especial ) senão aquela que queimava.
O fogo simboliza a glória de Deus ( cap. 24:17 ), e o Espirito Santo.
O fogo ilumina, quece, purifica e transforma.
Aqui a sarça é o homem comum. O fogo queima por sí e não precisava da sarça para se manter.
Isso foi o que realmente chamou a atenção de Moisés.
Moisés aprendeu que Deus não precisava de nenhuma força natural para se queimar.
Nos vesículos  7 e 8 Deus acalenta o coração de Moisés com palavras inefáveis : De fato tenho ouvido a aflição de meu povo, tenho ouvido seu clamor por causa de seus opressores ( agora vem a boa notícia para mim e para você ), Por isso desci para livra-lo das mãos dos Egípicios , e faze-lo subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa que mana leite e mel..
Deus lhe abeçoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário