sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PLENO DISCERNIMENTO


A visão é um dos prodígios mais fantásticos da criação. Nosso olho é um dos órgãos mais extraordinários do corpo. Segundo o famoso  oftalmólogo  John Wilson, temos mais de 60 milhões de fios  duplos encapados em cada olho. Nosso olho é infinitamente mais sofisticado que as mais modernas câmaras de imagens  que o homem já inventou.Uma das coisas mais interessantes que  temos em nossa visão é a capacidade de , num  quadro geral, focar um ponto especifico, concentrando  nossa atenção nele, sem perder a imagem global do cenário.Esta capacidade de dar um close num ponto específico de um quadro geral, sem perder a visão do todo, provém do fato de termos nossa retina um dispositivo chamado fórea. Isso é algo maravilhoso. Os cientistas, examinando detidamente a capacidade extraordinária que a águia tem para enxergar a longas distâncias com meticulosa precisão, descobriram que ela tem não apenas uma fórea, mas três. Descobriram mais, que uma fórea está apontada para cima, outra para frente e outra para baixo, de tal maneira que a águia distingue, com clareza, ao mesmo tempo, um alvo em cima, outro na frente e outro embaixo. Isso é colossal e estonteante. Esse fato enseja algumas lições tremendas para nós :
1 – Precisamos ter uma clara visão do alto.
A  águia é a única ave que pode mirar o sol de frente sem ficar deslumbrada. Deus quer que seus filhos vejam o que os outros não podem ver. Há muitas pessoas que possuem uma cultura enciclopédica, dominam com perícia invulgar os mais intrincados assuntos da ciência. São detentoras de mente peregrina e de uma inteligência rara e prodigiosa. Trafegam com grande desenvoltura sobre os grandes temas da cultura geral. Contudo, não tem nenhum conhecimento das coisas lá do alto.Não discernem um palmo de direção dos horizontes celestiais. São analfabetas a respeito das verdades eternas. Estão mergulhadas nas mais densas trevas espirituais. Vivem presas a uma cegueira medonha a cerca de Deus, do céu, da eternidade e da salvação de sua alma. Nasceram um berço de trevas. Caminham pela vida sem luz. Ao mesmo tempo que tem mente  atilada para desvendar os segredos da ciência, não conseguem discernir as realidades elementares do reino espiritual. Vivem dominadas por uma profunda ignorância espiritual, com os olhos vendados e com o coração endurecido.
Os que esperam no Senhor tem uma visão clara de Deus. Conhecem a Deus e não apenas de ouvir falar. Conhecem a Deus não apenas porque compulsaram os volumosos livros de teologia; mas o conhecem de forma intima, profunda e pessoal, numa relação estreita, mística e deleitosa. Os que esperam no Senhor tem uma visão clara da eternidade. Não vivem neste mundo sem  esperança, como os hedonistas, epicureus modernos, achando que a vida é só aqui  e agora, e a morte é o fim de tudo. Não vivem oprimidos pelo medo e um purgatório aterrador, nem  na ilusão de uma reencarnação inexistente.Os que esperam no Senhor sabem que viverão a eternidade com Jesus, com corpos glorificados, desfrutando as bem aventuranças que excedem em sua beleza e fulgor a toda descrição humana. Por isso, devemos amar as coisas lá do céu, viver pelas leis do céu e desfrutar antecipadamente as alegrias do céu.
Nota – Continuaremos nosso estudo na próxima postagem. Aguarde, participe.
Deus lhes abençoe
Pr. Gilmar Abel

Nenhum comentário:

Postar um comentário