terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O DISCIPULO E O AMOR

  Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus;  e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus “ ( I João 4 : 7 ).
Amor, o sentimento mais falado em todos os tempos. Mas é muito pouco vivido pela humanidade. Existe o sentimental, vivido no relacionamento entre um homem e uma mulher, e o fraternal, manifestado entre amigos e familiares. Mas, o que  trataremos nesta lição é superior aos outros e precisa ser praticado mais do que todos.
È o amor, virtude do fruto do Espírito, mencionado em Gálatas 5:22.  Basta você ler I Corintios  13: 1 á 7, para constatar que ele produz altruísmo, alegria, paz, longanimidade, benigdade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Não se trata de algo sentimental, humano, mas divino, com essência eterna. O amor vem do alto, não tem origem do homem. É doado pelo Criador ao homem. Mas o Senhor não o fabricou e depois enviou ao mundo. Não, pois conforme disse o  apóstolo   João :  .....      Deus é amor  (I João 4:8 ). Para derramá-lo entre nós, foi preciso que o Senhor estabelecesse um sublime plano: Primeiro, criou todas as  coisas. Depois fez o homem á sua imagem e semelhança. Em seguida, por causa do pecado de nossos pais, Ele enviou seu Filho para nos salvar.
Quem não possui Deus não tem este amor. Mesmo quem já aceitou a Jesus, precisa se aperceber desta verdade, pois ele é o que mais  falta entre os crentes  hoje. A sua ausência e a fonte da maioria dos problemas nas igrejas. Por isso,  mensagem básica do Novo Testamento é o amor ( ágape ).
1.Praticando o amor
O amor na pratica : O crente precisa desenvolver o amor em seu interior e demonstrá-lo no seu dia-a-dia. Você já sabe de onde ele se origina. As pessoas não são naturalmente boas para, se assim o desejassem, produzi-lo. É preciso receber Deus para se ter o amor, pois ele é uma semente divina. Precisa germinar, criar raízes, desenvolver-se e prosperar. Ele inunda toda a nossa existência e transforma uma vida estéril e improdutiva numa bastante frutífera. Deus produz sobrenaturalmente esse amor no crente. Você só o possuirá, se tiver o Senhor em si próprio. Um não pode subsistir em você separado do outro. Quanto mais Deus estiver presente em sua vida, tanto mais terá o seu amor.
A prática do amor implica em negar-se a sií mesmo. O crente tem o exemplo maior dessa expressão elevada e sublime, na vida e morte de Jesus Cristo. Amar é se entregar voluntariamente, sacrificar-se, assumir prejuízos, desprender-se e se dedicar a servir aos outros. O amor é o princípio de vida. Você vive na dimensão divina, um “ modus  vivendi “ diferente do das pessoas sem Cristo. Você não existe mais para si mesmo, mas para Deus e os iinteresses dele. Receber o amor é abrir a sua vida para deixar que esta essência entre em seu interior. È uma vivificação divina em um plano mais elevado.
Nota : Aguarde, continuaremos nosso estudo na próxima edição.
Deus abençoe a todos.
Pr. Gilmar Abel

Nenhum comentário:

Postar um comentário