quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CUIDADO AO RELATAR SOBRE SÍ MESMO


Devemos seguir o apóstolo na grande cautela que exibia  ao relatar as próprias experiências, a fim de não apresentar mais a si do que aquilo que os homens nele viam ou dele ouviam.  Em II Coríntios  12, Paulo conta sobre como foi favorecido com visões e revelações, tendo  subido ao terceiro céu. No versículo seis, sugerindo que poderia relatar ainda mais, parou o relato e deixou de dizer mais coisas sobre a experiência.
A razão foi que queria evitar que, falando sobre si mesmo houvesse ocasião de desapontamento para qualquer pessoa  que esperasse do relato das experiências mais do que nele viam ou ouviam.
Em sua palavras : “...se eu vier a gloriar-me, não serei  néscio, porque direi  a verdade; mas abstenho-me  para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve “   ( II Cor.12:6 ).
Alguém pode indagar que razão teria um homem tão enaltecido quanto o apóstolo para ser tão cauteloso a esse respeito. Por que evitaria declarar as coisas extraordinárias que testemunhara, já que sua vida era condizente com suas palavras, tão eminentemente coerente com a experiência ?  Entretanto, o apóstolo evitava o relato total de suas experiências. Sabia da necessidade de cautela  quanto tais questões.
Se o testemunho das extraordinárias  revelações, nas suas conversões, despertasse uma expectação de coisas por demais grandiosas, que sua vida não pudesse refletir , muito dos observadores seriam feridos em sua fé. Os  inimigo estariam prontos a dizer : “ Quem é esse ? O homem que relata de modo tão extraordinário suas visões  e revelações  e os sinais do favor de Deus não consegue viver de conformidade com o que fala ! “ Se um homem  tal como o apóstolo, de vida tão elevada, teve o cuidado de conter sua própria exposição, certamente nós,  que falamos muito mais do que ele quanto ao nosso exemplo, em cuja conversação o inimigo poderá  encontrar muito maior fracasso, teremos de ter ainda mais cuidado, para que o inimigo não encontre motivo em nós para acusar o evangelho.
Isso nos ensina que temos de nos refrear de qualquer  jactância, não nos apresentando como melhores do que nossas obras e conversações representam. Os homens comparam a fala e o procedimento. Se não encontram correspondência entre elas,  maior será a desonra para Deus do que a honra que pretendemos.
Portanto, nós, os cristãos, temos de ser cautelosos a esse respeito, seguindo o grande exemplo do apóstolo Paulo.
Fonte – A busca da Santidade – Jonathan Edwards
Deus abençoe.

Um comentário:

  1. É PASTOR PAULO TINHA PRUDENCIA DE SUA VIDA E TB DOS OUTROS POIS FALAMOS MUITO E QUANDO FALAMOS DE NOS MESMOS NOS EXALTAMOS E ISSO NAÕ AGRADA A DEUS. NUNCA PODEMOS ESQUECER QUE LUCIFER CAIU PORQUE QUIS SE EXALTAR.

    ResponderExcluir