segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PALESTRA PARA LIDERANÇAS

Texto  Áureo – ( Filipenses  1 : 1 – 30 )
Introdução
O QUE SIGNIFICA A LIDERANÇA ?
É a arte ou ciência de levar as pessoas a trabalharem entusiasticamente, visando conseguir alcançar os objetivos do bem  comum.  Lembrando que esta é uma tarefa executada por pessoas, e para isso precisamos motivá-las para que não percam o alvo á visão.
Quando os lideres são saudáveis, seus seguidores são igualmente sadios.
No que diz a respeito da liderança cristã, onde muitos tem dificuldade de entender; se resume na palavra servo  - ( Marcos 10:45 ) “ Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida e resgate de muitos “.
CHAMADO PARA O MINISTÉRIO
O chamado para o ministério, não é do homem, nem de uma ambição pessoal ! Mas de Deus.
I Tim. 1 : 12 E dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor que me capacitou, porque Ele me considerou fiel, colocando-me no ministério.
CONVICÇÃO DO CHAMADO
Uma das coisas fundamentais para que o obreiro de Deus tenha sucesso em seu ministério (trabalho) , é ter convicção do seu chamado.
Convicção significa a certeza adquirida ou persuasão intima – certeza.
Em atos 20:24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Hoje podemos aprender e entender tamanha alegria de Paulo com a igreja em Filipos.
A cidade de Filipos , na Macedônia  oriental, a 16 Km do mar Egeu, foi assim chamada em homenagem a Filipe II  da Macedônia, pai de Alexandre Magno. Nos dias de Paulo, era uma cidade Romana , privilegiada, tendo  uma guarnição militar.
COMPANHEIRO – Significa aquele que acompanha. Compnaheirismo, significa solidariedade própria de companheiro, coleguismo.
O companheirismo podemos dizer que é muito mais que alguém que acompanha, é alguém que entende, ouve, critica, respeita, da a mão e é confiável.
A igreja de Filipos foi fundada por Paulo e sua equipe de cooperadores ( Silas, Timóteo e Lucas ) na sua segunda viagem missionária – Atos 16 : 9-40, onde criou um forte elo de amizade entre Paulo e a igreja e Filipos.
 TRABALHAR COM ALEGRIA
Essa Epístola também é conhecida como a carta da alegria;  embora foi escrita enquanto o Apóstolo Paulo estava na prisão, provavelmente em Roma, por volta de  62 D.C.
Um tom de alegria em Cristo esta presente por toda a Epistola. Apesar  das provações de Paulo e das dificuldades enfrentada pela igreja ( Fp 1 : 27 – 30 ), o tema alegria esta escrito e ressoa  18 vezes nos quatros capítulos da Epistola.
Um texto que explica esse tema é  Filipense  4: 4   Alegrai-vos, sempre,  no Senhor,  outra vez digo, alegrai-vos.
Paulo e Silas ( companheiros ) chegaram em Filipos e aparentemente, não encontraram uma sinagoga Judaica. Havia  porém, um lugar de oração á margem do rio , onde algumas mulheres reuniam-se no sábado para orar. Uma dessas mulheres , Lídia, creu na mensagem do evangelho que Paulo pregava.
Como resultado da sua gratidão para com Deus e para com os missionários, Lídia abriu sua casa para eles.

COMPROMISSO:
A alegre preocupação de Paulo com a igreja
O cuidado e o amor de Paulo pela igreja transpareceram nas ações  de graças e na sua oração por eles. Sua oração esta cheia de alegria por causa da comunhão deles no evangelho, da confiança na ação permanente de Deus em suas vidas, porque eles participavam com Paulo da graça de Deus.
Paulo queria que eles fossem frutíferos na compreensão  espiritual, rica e profunda, de modo que permanecessem   irrepreensíveis  até o Dia de Cristo.
Esse Dia será uma ocasião de julgamento das obras  dos crentes, quando o Senhor se manifestar e a fidelidade deles for recompensada.
FIDELIDADE A VISÃO
Paulo era um líder de objetivo e fiel a visão.
Objetivo = vai dar certo, Deus é conosco ( tenho por certo isso mesmo:  que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo ).
Fiel a Visão : É a pessoa que constrói sua casa sobre a a rocha com sensatez e prudência, que resiste as intempéries da vida. E geralmente já contempla a visão realizada.
O líder tem que ter a visão compartilhada; Gente como André, o que dá para alimentar com 5 paes e dois peixes ? – para quem tem visão, enxergou ali uma padaria.
A visão mantém o líder na rota; a visão também disciplina o líder.
Paulo esta alegre porque, apesar das circunstâncias, o evangelho esta sendo pregado, ainda que fosse pelos seu  opositores.
V – 7.....aqui  Paulo participou a igreja sobre sua situação passada e presente, avaliando com consciência as alternativas  para o futuro.
A alegria da vida de  Paulo esta fundamentada em sua vida centrada em Cristo. Disse ele :
Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é ganho. ( Fp 1 : 21 ).
Morrer era lucro porque significava estar com Cristo, o que é muito melhor. Contudo era vontade do Senhor que Paulo continuasse nesta vida, porque isso era mais proveitoso para o progresso e para alegria na fé dos  Filipenses.
UNIDADE E HUMILDADE ( Fp 1 : 27, 2 : 18 )
Neste trecho muito importante da Epístola, Paulo exortou os membros da igreja a abandonar o orgulho e a viver e a servir juntos em unidade. Qualquer outra coisa, esta aquém dos padrões do evangelho.
A verdade, unidade, será concretizada pela mansidão e pelo altruísmo autênticos dos quais o maior exemplo foi Jesus em sua vida terrena. A atitude da igreja deveria ser igual a de JESUS.
O auto-esvaziamento de Jesus serviu de base para a exortação do Apóstolo Paulo aos Filipenses.
No versículo 27 do capitulo 1 esta escrito : Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé no evangelho.
A exortação de Paulo á unidade pressupunha que os cristãos vivessem a salvação em temor e tremor. Essa atitude gera uma comunidade espiritual sem reclamações e atritos.
Eles são encorajados a viver como luz no mundo, estendendo assim a palavra da vida a outros e trazendo alegria para o Apóstolo no Dia de Cristo.
Deus abençoe a todos vocês,
WWW.caminhandocomcristo-jesus.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário