sábado, 20 de agosto de 2011

Operação Barnabé

Viver  isolado  do relacionamento com outros irmãos, é uma maldição : “ Ai do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante “ – Eclesiastes  Capitulo 4, Versículo 10 ( parte B ).
Nenhum membro do corpo de Cristo recebeu uma  perfeição  tal que o torne apto a suprir suas próprias necessidades , sem assistência dos outros. Vamos relembrar um pouco de Barnabé, um grande companheiro do Apóstolo Paulo. Somos por natureza dotados de um sentimento gregário. Quando Deus nos criou dotou-nos de um forte instinto de sociabilidade, daí sentimos a necessidade de viver em  grupo; há dentro de nós um anseio por companheirismo.
O coleguismo sadio, caloroso,  uma irmandade sincera, enaltece a interdependência que Cristo desejou para seu corpo. A  “ Operação Barnabé “; tão antiga quanto a igreja, esta prática nada mais é do que ir ao encontro de algum membro ou colega de classe,  que talvez  se ache enclausurado num individualismo  e exilado da comunhão tal como Paulo ( Atos 11:25 ), e traze-lo   para a nossa “ Antioquia “ ( Igreja , Grupos de Estudo, Circulo de Oração, EBD, Seminários, enfim, ao Aprisco do Senhor Jesus ).
Para Paulo, tornou-se Barnabé um Oássis no árido deserto da discriminação. Com efeito, o que o  “ filho da Consolação “ foi uma  forma de integração do novo convertido  ( do aluno, amigo, irmão ) a igreja local. Paulo gravou isto no coração,e durante todo seu ministério teve por costume, sempre que possível, andar  acompanhado de um ou mais companheiros ( Atos 12:25 ), ele entendeu que isso  era energia para o corpo.
Além disso, não poucas vezes  elevava aos Céus uma palavra de gratidão a Deus pelos seus companheiros de jornada. Aliás atitudes digna de imitação.
É interessante notar que a igreja tinha perdido contato com Paulo, não estavam interessados no que havia acontecido com ele, mas Barnabé foi procurá-lo  ( Atos 11:25 ). Ele tinha mantido  contato todos esses anos, se não fosse Barnabé, Paulo poderia ter permanecido na obscuridade à vida toda. Imaginem  o que o mundo teria perdido se Paulo não tivesse sido descoberto ?
Há muita gente esperando ser descoberto por alguém  para  Deus.
Deixa  Deus te usar, nessa nobre tarefa.
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário