quarta-feira, 20 de julho de 2011

RECICLAGEM PARA OBREIROS




               Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
                                                                                                                                            (Atos 20:24)
Rever Convicções
               Uma das coisas fundamentais para que o obreiro de Deus tenha sucesso em seu ministério (trabalho), é ter a Convicção de seu chamado.
Convicção significa a certeza adquirida ou persuasão intima, certeza.
O chamado para o ministério não é do homem, nem de uma ambição pessoal!! É de Deus.
O ministério não é uma profissão, nem um emprego, e sim um chamado; e o chamado não é garantia de sucesso, precisa ser alimentado, mentoreado, seguido de muita oração.
Como o apóstolo Paulo, precisamos ter a certeza daquilo que estamos fazendo foi Deus quem mandou, e está redundando em glórias ao próprio Deus.
No seu chamado ele (Paulo lá no início), se dispõe Atos 9:6  Senhor, que queres que faça?; (no meio) já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim... Gal.2:20,e (por fim); Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (II Tim. 4:7)
Um obreiro, sem a convicção de seu chamado é como um peixe fora d'água pula muito, mas está morrendo.
Quando se tem a convicção do chamado, o obreiro de Deus supera os obstáculos – Num. 12: 1-16, Atos 14: 19-22, Atos 27: 23.

Quem Fez a Chamada?
O apóstolo Paulo entre tantas orientações a Timóteo seu filho na fé, fala de quem fez a sua chamada.  I Tim. 1: 12 e dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, pondo-me no ministério.
Aquele que entende a importância do seu chamado, com plena convicção dentro de si, há um anseio, um desejo de participar dos cultos, das reuniões, dos projetos, ou seja, se envolve em tudo no tocante ao santo ministério.

* Hino: Quero que valorize o que você tem...
Deus tem formas diferentes de agir; e nem todos são chamados da mesma forma, e nem para o mesmo ministério.
__ Abraão, foi chamado para ser uma grande nação(Gen.12)
__ Paulo, foi chamado para ser apóstolo dos gentios (Rom. 11: 13)
__ Pedro, foi chamado para ser o apóstolo dos judeus (Gal. 2: 7-8)
__ Moisés, foi chamado para conduzir um povo a uma terra que havia sido prometida.
(Ex. 3: 7-8)                                                                                               
__ E você??

* Deus é poderoso para fazer infinitamente mais que pedimos ou pensamos.

Auto-Análise
Quando analisamos a chamada partindo do ponto de vista da motivação percebemos e chegamos à seguinte conclusão, que existem pelo menos dois grupos – o da motivação errada e a motivação certa.
Maneira errada de entrar para o ministério:
1.             Por salário;
2.             Por status;
3.             Por fama;
4.             Por posição.

Maneira correta de entrar para o ministério:
1.             Convicção do chamado;
2.             Por paixão as almas;
3.             Por missão e propósito divino;
4.             Por amor a Deus.

A confirmação ministerial se dá pelo menos em duas direções, na vertical e na horizontal – Deus e os homens. E o apóstolo Paulo entendeu muito bem sobre o seu chamado e convicção, a ponto de dizer em atos 20: 24, Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.

Pr. Gilmar Abel
Companheirismo
Companheiro – Significa aquele que acompanha. Companheirismo, significa solidariedade própria de companheiro, coleguismo.
O companheirismo podemos dizer que é muito mais que alguém que acompanha, é alguém que entende, ouve, critica, respeita, da à mão e é confiável.
O verdadeiro companheiro também é aquele que critica, que com a confiança de uma verdadeira amizade, tem a liberdade para dizer o que fazemos de errado, para que possamos refletir e melhorar.

Demonstra Disposição
Está sempre disposto, na brecha, para servir, ajudar seu líder e as pessoas que lhe cercam. Não preocupado em colocar-se sob holofotes, no picadeiro central, mas como registrado em Filipenses 1: 27 ...estais num mesmo Espírito, combatendo juntamente com mesmo ânimo pela fé no evangelho.
Precisamos tirar os olhos do cargo, e colocá-los no encargo.
Deus não nos mede pelo que faço, mas pela motivação que faço – Jesus tem que ser nossa motivação.
                                                                                     Vamos Trabalhar!
Lealdade em tudo
Transparência e lealdade são muito pertinentes em um tempo, onde as palavras como autenticidade, honestidade, lealdade, fidelidade, e compromisso estão perdendo seu valor e a posição na galeria da excelência.
Em outras palavras é sermos o que realmente somos, diante dos homens o que somos diante de Deus.
As vezes permitimos que coisas exteriores colidam com os nossos propósitos, maculando-nos.
Devemos reconhecer o dom ministerial que existe em nossos companheiros. E ainda ter o prazer de entender e andar sob autoridade que Deus constituiu ao anjo da igreja sobre nossas vidas, servindo-o também com alegria.
Toda desobediência bloqueia em nós a voz de Deus. Josué foi obediente. Paulo não foi desobediente a visão celestial.
O orgulho impede a obediência e lealdade, temos que buscar a Deus para que não deixe o orgulho arraigar em nossos corações. Naamã quase perdeu a benção por causa do seu orgulho. ( II Reis 5: 10)

Estar Junto, Unido
Estar junto é muito bom, unidos  então, melhor ainda. Viver o salmo 133;
Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce a orla dos  seus vestidos.
Como orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião;  Porque ali o Senhor  ordena a bênção e a vida para sempre.
Quando o capitulo 4, verso 3 de Efésios diz, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vinculo da paz; e porque  já existe, não guardamos o que não possuímos; mas graças a Deus, que Ele mesmo nos concedeu, vamos conservar.
Vale a pena todo nosso esforço para atendermos nosso chamado e exaltarmos a Deus. Aqui mais algumas dicas:
·         Seja obediente e submisso a Deus, a seu pastor, ao seu líder, honrando-os conforme manda a palavra de Deus. (Rom. 13: 1, 5 e 7)

·         Ser corajoso, para mudar o que precisa ser mudado, agradando a Deus
                    (Josué 1: 6,7 e 9)

·         Ser esforçado, não desanime nunca, ore sempre, vai em frente, (prossiga para o alvo)
     Fil. 3: 12  

·         Seja dedicado, sempre faça o seu melhor (Ecl. 9: 10)

I Cor. 15: 58 Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que vosso trabalho não é vão no Senhor.
A importância da unidade é a somatória dos esforços de todos pela luta pelo mesmo ideal (Josué 6: 7-10).
O inimigo da Unidade é o individualismo, ele tem o poder de enfraquecer a unidade.
Vamos fazer a nossa parte e cumprir o nosso chamado; pois o cordão de três dobras e mais difícil quebrar – Ecl. 4: 12b.



                                                                

                                                                                                                                                    
                                                                                                              
                                                                                                                                                                                                                         Pr. Abel – Jun/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário