segunda-feira, 27 de junho de 2011

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO CRISTOLÓGIA DE LUTERO

Contribuição valiosas :
A interpretação e a pregação  cristológicas  de Lutero contém muitos elementos de valor. Como ninguém mais em sua época,  Lutero pregou o evangelho da  graça de Deus, ou seja Jesus Cristo é dom de Deus ( sola fide ). Ele insiste também em sola Scriptura, ou seja, as Escrituras são a única ( ou final ) norma para a vida e a pregação, libertando-as, assim, do domínio da tradição da igreja, para que elas interpretem a si mesmas.
Lutero  enfatiza ainda que os pregadores não devem apenas pregar a verdade objetivamente, mas devem demonstrar a relevância das Escrituras para nós ( pro nobis ). Eles afirmam : “ Essa é a segunda parte de nosso entendimento e nossa justificação, saber que Cristo sofreu, foi vilipendiado e morto, mas por nós. Não basta saber a matéria, o sofrimento, mas é necessário saber também sua função. “ Em outro lugar, ele escreve : “ Não basta e nem é cristão pregar as obras, a vida e as palavras de Cristo como fatos históricos, como se bastasse o conhecimento desses para a condução da vida, embora seja esse o modo daqueles que hoje em dia são considerados entre nossos melhores pregadores....Pelo contrário, Cristo de ser pregado com a finalidade de que a fé seja firmada nele, para que não seja apenas Cristo, mas Cristo para você e para mim, a fim de que o seu nome representa seja  efetivo  em  nós. Essa  fé é produzida e preservada em nós pela pregação do motivo pelo qual Cristo veio, o que ele trouxe e outorgou, qual é o benefício que obtemos ao aceita-lo “.
Pode-se creditar a Lutero também aquilo que hoje chamaríamos de pregação expositiva ou textual temática. Conforme  Meuser, “ Com Lutero, especialmente depois de 1521, veio o que muitos intérpretes chamam de uma forma  totalmente nova de sermão : die schriftauslegende Predigt ( o sermão que expõe as Escrituras )....o alvo desse sermão é....ajudar os ouvintes a en tender  o texto, não apenas uma verdade religiosa...seu método é tomar um determinado segmento da Escritura, encontrar o pensamento chave nele contido, e deixar isso perfeitamente claro. O texto deve controlar o sermão”.
Deus te abençoe.
Obs – Fonte Livro Pregando Cristo a Partir no Antigo Testamento ( Sidney Greidanus )

Um comentário:

  1. em minha igreja um pastor muito abençoado visitante, pastor juliano pregou e deixou uma pergunta? quem somos nós na mão de Deus ou o que temos feito, se fóssemos do mundo não seríamos nada e nem faríamos a diferença, mas já que somos de Cristo fazemos vejamos: Ana Paula Valadão sem cristo seria talvez apenas uma cantora com cristo uma Adoradora conhecida em quase todo mundo o mesmo podemos dizer de Fernandinho, portanto agradecemos e por Ele façamos a diferença! assim como LUTERO

    ResponderExcluir