segunda-feira, 20 de junho de 2011

AS QUALIDADES DO AMOR E EXIGÊNCIAS DE UMA BOA LIDERANÇA

Ainda com base em 1º Cor. 13, extraímos algumas qualidades do amor que leva uma liderança a persistir rumo a sua visão e metas, alcançando o êxito   do seu  trabalho.
PACIÊNCIA :
Ter paciência é demonstrar autocontrole. Essa qualidade de caráter é essencial para um líder, na medida em que a paciência e o autocontrole são os fundamentos do caráter  e, portanto da liderança . Sem controle sobre nossos desejos básicos e caprichos, dificilmente reagiremos corretamente em situações embaraçosas.Muitos líderes ficam impacientes e desistem do esforço antes quês os frutos tenham  chance de crescer. Muitas pessoas querem e esperam resultados rápidos, mas o fruto só vem esta pronto. Para nos tornarmos líderes efetivos, é preciso desenvolver o hábito de reagir e acordo com os princípios morais. Paciência e autocontrole refletem atitudes consistentes e previsíveis.
GENTILEZA :
Na verdade, gentileza é um ato e amor, porque exige que nos interessemos pelos outros, até mesmo por quem não sentimos qualquer  afeição. Pequenas manifestações de apreciação, de encorajamento, de cortesia e de atenção, além de conceder créditos e elogios pelos esforços realizados, ajudam os relacionamentos a se desenvolverem de forma adequada.Willian James,  o grande filósofo e psicólogo americano, ensina que os seres humanos tem necessidade de serem apreciados. Madre Tereza disse que as pessoas anseiam por apreciação mais do que o pão. Pequenas amabilidades, como : Bom dia, por favor, obrigado, desculpe, eu estava enganado, são fundamentais nos  humanos.
HUMILDADE :
Não podemos confundir humildade com passividade, modéstia ou até mesmo com baixa auto-estimas.  Muito pelo contrário. Os lideres humildes não sofrem nenhum complexo de inferioridade. Eles sabem que não tem todas as respostas e aceitam isso com naturalidade. Quando atingidos em sua escala de valores, princípios morais e senso de  justiça, podem ser tão destemidos quanto um leão.Os lideres humildes não se iludem sobre quem realmente são. Eles sabem que vieram ao mundo  e  que partirão sem nada e por isso mesmo, aprendem a se controlar e a  não ser egoísta. Quem é humilde dificilmente se  ofende nem revida.  A  humildade não é covardia porque exige grande coragem Ela nos leva a aceitar um lugar inferior aquele me merecemos, a silenciar a respeito de nossos méritos, a tolerar desfeitas, insultos e acusações falsas por causa de um propósito superior.Jesus demonstrou a verdadeira humildade sendo Senhor sobre todas as coisas.  A humildade é importante para o líder, porque as pessoas  seguem mais entusiasticamente aquele cuja motivação não é servir-se a si mesmo.  Se todos os outros fatores forem iguais, o líder humilde está mais perto de alcançar seus objetivos.Para o crítico inglês John Ruskin, “ os homens realmente grandes possuem o curioso sentimento de que a grandeza não está neles, mas passa por ele. Por isso, são humildes.
Fonte – Pr. Paulo Saderi  ( Livro  Líder nas mãos de Deus ) -  OPBC  Londrina.
Deus abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário