segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O LIDER SERVO

O que significa a Liderança?

A Liderança é a arte ou ciência de levar as pessoas a trabalharem entusiasticamente, visando conseguir alcançar os objetivos do bem comum. Lembrando que esta é uma tarefa executada por pessoas, e para isso precisamos motivá-las para que não percam o alvo.

Quando os Líderes são saudáveis, seus seguidores são igualmente sadios.

A Liderança de um modo geral ela tem como base o poder e autoridade.
Poder – É a Faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
“Faça isso ou você não, faz parte do time”.

Autoridade – É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal.
O objetivo seria então que uma pessoa no poder também tivesse autoridade sobre as pessoas.

No que diz a respeito da Liderança Cristã, onde muitos têm dificuldade de entender; se resume na palavra SERVO – (Marcos 10:45)
“Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
Que verdade é essa a que nos referimos? O que significa ser verdadeiramente servo.
Jesus explicou de forma direta e muito simples:
Servir e dar; Não ser servido; não colocar-se sob os holofotes, no picadeiro central.






1
“É necessário que Ele cresça e que eu diminua”- João 3:30.

Não veio para ser famoso, nem conquistar a atenção do mundo, nem se tornar conhecido, importante, popular, nem ser um ídolo. E para falar a verdade isso o repugnava.
Então na Liderança Cristã não podemos perder o foco de sermos parecido com Cristo, que foi o maior Líder que já existiu, tendo coração e atitude de servo. Até mesmo renunciando a muitas coisas em favor dos outros.

A Obra do Senhor é as pessoas
(Devíamos dizer desculpe-me, mas estou em obras).

Então, Jesus chamando-os para junto de si, disse:
Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados e que os grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós, mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal – (Mateus 20: 25-26).

O homem recebe autoridade e poder de Deus para fazer a sua obra.

O Líder-servo precisa saber primeiramente que é um pequenino, e que pequenino anda de joelhos, e uma das recompensas é ser usado por Deus.
O Líder-servo também precisa saber quem é no corpo de Cristo; qual seu chamado.
Lembrando que Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis (I Cor. 12:18).
Para que não haja divisão no corpo, mas, antes tenham os membros iguais cuidado uns dos outros (I Cor. 12:25).
Ora, vós sois corpo de Cristo e seus membros em particular (I Cor. 12:27)
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, e segundo lugar profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas (I Cor. 12:28).
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente (I Cor. 12:31).
2

Chamado para o ministério

O chamado para o ministério, não é do homem, nem de uma ambição pessoal! È de Deus!
O ministério não é uma profissão, nem um emprego, e sim um chamado.
O chamado é um convite de Deus a um indivíduo para colaborar com Ele no cumprimento do seu propósito e plano.
Juntamente com esse chamado vem uma capacitação ou preparo para tarefa.
Deus nunca deixa de capacitar os que Ele chama. O apostolo Paulo nos diz o seguinte: E dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me capacitou, porque Ele me considerou fiel, colocando-me no ministério (I Tm. 1:12)
O chamado de Deus não se baseia em nossos talentos, capacidades, ou dons; baseia-se num potencial que Deus vê em nós, chamado fidelidade.
A fidelidade especifica descrita aqui não é a uma denominação, organização, ou a um indivíduo. É uma fidelidade a Deus e ao seu chamado para nossa vida. Podemos ser fiéis, porque Deus sempre é fiel para conosco: ”Aquele que vos chama é fiel, o qual também o fará”- (I Ts. 5:24)


Algumas características do Líder-Servo

• Ser obediente e submisso – A seu pastor, Líder, honrando-os, conforme manda a palavra de Deus – (Rom. 13: 1, 5 e 7).
• Ser corajoso – Para mudar o que precisa ser mudado, agradando a Deus (Josué 1: 6, 7 e 9).
• Ser esforçado – Não desanime nunca, ore, vai em frente (prossiga para o alvo – Fil. 3:12).
• Ser dedicado – Sempre faça o melhor (Ecl. 9:10)


I Cor. 15:58 Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que vosso trabalho não é vão no Senhor.


3

12 Princípios de Liderança


1 - Demonstrar o caráter de Deus
Comprometa-se a buscar a face de Deus e fazer sua vontade, demonstrando que Deus mudou e tem mudado o seu caráter. “Revesti-vos pois de benignidade, mansidão, longanimidade.
Cl. 3:12b

2 - Praticar disciplina pessoal
Comprometa-se a um crescimento pessoal contínuo por meio de uma vida equilibrada pela disciplina, que o ajude a desenvolver cada área de sua vida: seus relacionamentos, seu corpo, sua mente, suas emoções e seu espírito.
“Se o machado está cego é preciso golpear com mais força.”
Ecl. 10:10

3 - Comprometer-se com a Igreja Local
Comprometa-se com uma igreja cristã e submeta-se às bênçãos e às correções que ela possa lhe oferecer.
“ Não deixemos de reunir-nos como igreja....”
Hb.10:25

4 - Viver com Integridade
Faça um compromisso em viver honestamente em todas as áreas da sua vida, buscando estar acima de qualquer repreensão e ganhar a confiança de outros.
“Vivam de maneira digna da vocação que receberam.”
Efésios 4.1b

5 - Exemplificar liderança de Servo

Sirva aos outros, especialmente aqueles que você lidera, tratando-os como colaboradores no reino de Deus.
“Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir...”
Mc. 10:45

6 - Ouvir humildemente
Busque orientação e aceite instruções de outros, sabendo que Deus continua a moldar sua vida.
“Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento...”
Prov. 1:5

4



7 - Liderar com coragem
Lidere corajosamente através dos desafios presentes e futuros, fazendo o que é moralmente certo e estrategicamente eficaz, pedindo a Deus discernimento, força e coragem. “Seja forte e corajoso.”
Js.1:9

8 - Acender a paixão pelo ministério
Desenvolva sua visão e estratégia fundamentadas na sua intensa paixão pela obra de Deus e encoraje aqueles à sua volta a compartilhar desta paixão. “Mas isso foi no meu coração como fogo ardente...”
Jr.20:9

9 - Dominar as comunicações
Reconheça que liderança significa influenciar pessoas. Comprometa-se a influenciar outros por meio das habilidades de comunicação pessoal.
“Se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha?”
I Cor.14:8

10 - Equipar Outros
Equipe aqueles que você para maximizar suas habilidades no uso do ministério da Compassion e no reino mais amplo de Deus. “Com o fim de preparar os santos para a obra do ministério...”
Ef. 4:12

11 - Lutar por Excelência
Comprometa-se com a excelência para que possa viver o propósito de Deus para sua vida de maneira honrosa. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor...”
Cl.3:23

12 – Cultivar a Família
Cultive a família e dedique-se a ela como sua mais alta prioridade depois de Deus. “...Mas eu e minha família serviremos ao senhor.”
“Js. 24:15







5

O amor faz diferença

Na liderança Cristã, o amor faz a diferença, servindo a Deus e a Igreja, que é a noiva de Cristo com nobreza. O amor lhe fornece a chama ou combustível necessário para atender outras pessoas; sendo uma ponte e jamais barreira na vida das pessoas que lhe cercam (I Cor. 13)
Quem não ama, na verdade não sente o tipo de entusiasmo que ajuda a ir em frente, a Liderar os outros a alcançar os objetivos.

O Líder-Servo tem que ter uma visão compartilhada

Gente sem visão fala como André, o que dá para alimentar com 5 pães e dois peixes? – para quem tem visão, enxergou ali uma padaria.
A visão mantem o Líder-servo na rota;
A visão disciplina o Líder-servo;

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (João 3:8).

Crescimento da Igreja

Naquele dias, crescendo o número dos discípulos, houve murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as viúvas eram desprezadas nas distribuições diária de alimentos.Então os doze, convocando os discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus, e sirvamos ás mesas. Escolhei irmãos, dentro de vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Mas nós perseveramos na oração e no ministério da palavra. O parecer agradou a todos, e elegeram a Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, Prosélito de Antioquia, e os apresentando-os aos apóstolos; este tendo orado, lhes impuseram as mãos.(Atos 6:1-7).
Que linda e importante Função do Diácono servo, o de manter a Igreja, noiva de Cristo satisfeita, cumprindo com alegria seu ministério de servir a mesa.
6
A sua paixão pelo que faz, revela sua vocação.

Também devido esse crescimento da Igreja do Senhor, encontramos registrado pela primeira vez Paulo e Barnabé que ao perceber a necessidade de estabelecer Liderança para recém igreja formada; “Promovem” a eleição de Presbitérios (anciãos, supervisores, guias espirituais) para governar e conduzir o povo (Atos 14:23).
O Líder-Servo; seja ele cooperador, professor, auxiliar, diácono, evangelista, presbítero, pastor, não podem viver olhando para o passado, porque Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Heb. 13:8). Precisamos viver o presente.
O Senhor falou a Josué,... Moisés meu servo é morto; levanta-te, pois, agora, e passa este Jordão, tu e todo este povo, a terra que eu dou aos filhos de Israel. (Josué 1:1-2)
(O que ele tinha que fazer, já fez, agora chegou a sua vez).




Recompensas para o Lider-Servo

Uma das grandes doutrinas do cristianismo é nossa firme certeza acerca do lar celestial, iremos passar a eternidade com Deus, num lugar que Ele preparou para nós. Um aspecto dessa maravilhosa expectativa é a promessa Dele de que dará galardões a seus servos, em recompensa pelos seus serviços bem feitos. São muito poucos os crentes em Jesus Cristo que nunca pensaram em estar um dia no céu junto a seu Senhor, recebendo seu sorriso de aceitação e ouvindo Dele aquela palavra: muito bem, servo bom e fiel.
Não desanime não pare no meio do caminho, seja fiel a Deus, e ao que Ele lhe confiou, cuide da noiva de Cristo, seja amigo de seu Pastor e companheiro de ministério.


Deus lhe abençoe.

2 comentários:

  1. Pastor Gilmar Abel,antes de pastor és um irmão, um irmão amigo, és um exemplo de homem justo, religioso, crente e fiel a Deus. Por conta disto, Deus colocou do seu lado a mulher mais doce,a sua ajudadora fiel,que lhe deu filhas abençoadas e lindas! O senhor é meu mestre, e fiquei muito contente em verificar o seu blog, com lições da palavra de Deus. Por tudo o que li, ser um lider é ser um estudioso das coisas de Deus, é conhecer, entender,aceitar, seguir, esperar crendo na vitória... mas no tempo de Deus. Parabéns! Sua aprendiz, que muito o ama assim como a irmã Cida e toda sua família!Irmã Elcy

    ResponderExcluir
  2. Pr.Abel,parabéns muito bom esse estudo,Deus continue o abençoando e continue sendo canal de benção para nós.

    ResponderExcluir