sexta-feira, 15 de outubro de 2010

NAMORO E NAMORADOS



Namoro: significa inspirar amor, cortejar, seduzir, cativar. É o meio pelo qual duas pessoas de sexo oposto se aproximam um do outro, a fim de conversar e se conhecerem mutuamente, visando ao casamento.
Esta ansiedade, sabemos, atinge o jovem ainda na sua mais tenra idade e é tão normal quanto a vontade de saciar a sede. Quando dois jovens começam a namorar, isso não significa absolutamente que irão se casar.
Mas deve pelo menos significar que eles pensam em se casar - (Rom.14:5 b) “Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo).

Relacionamento Sentimental - Este relacionamento do Cristão, deve ser o mais puro possível, sim, a luz da palavra de Deus para ser bem sucedido, ou seja:

Namoro no temor do Senhor (Sl. 111:10)

Namore apenas pessoas convertidas - “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis (II Cor 6:14). Abrão teve uma grande preocupação, buscar uma moça da própria parentela (família cristã), da mesma linhagem, para seu filho Isaque.
Então, disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo...(Rt.2:8)

Conduza o seu namoro com jejum e oração
“Vigiai e orai para que não entrei em tentação” - (Mat.26:41).

Evite ficar a sós, para que satanás não vos tente.

O período de namoro é como um campo de batalha, onde o perigo é constante.
“Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugira de vos” (Tg. 4:7).

Análise seriamente os conselhos e opiniões de seus pais, submetendo-se as determinações.
“Onde não há conselho os projetos saem vão, mas com a multidão de conselheiros se confirmarão (Prov.15:22)
Lembre-se das orientações de seu pastor...Que vos falam a palavra de Deus (Hb 13:7






Tudo posso, mas nem tudo me convém ( I cor. 6:12)

O namoro não permissão para avançar o sinal....
Tanto o namoro como no período de noivado, os jovens devem tomar cuidado com as liberdades físicas. Quem ama, espera, tem paciência.
A prostituição no namoro gera um lar comprometido com a derrota, “benção transformada em maldição”.

Evite caricias – II Tim 2:22.... foge também dos desejos da mocidade.... acariciar os seios é prostituição, quando não se tem a bênção de Deus - o casamento.( Ez. 23:3)
Guarde o seu corpo para aquele (a) que será seu companheiro(a) “por isso deixara o homem a seu pai e sua mãe e uniar-se-á sua mulher” (Ef. 10:31). O crente não pode confundir carinho com caricia. Caricia envolve manuseio, provoca desejos sexuais.

Evitando estas atitudes a moça:

Não correra o risco de ser difamada pelo ex- namorado;
Não perde o contato (comunhão) com o Espírito Santo (1ªTes.5:23)... O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso Espírito, alma e corpo, sejam conservados inteiros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Não perde a confiança que seus pais depositou em você - não os decepciona

Cuidado com a onda do ficar

O cristão não fica, espera no Senhor

Ela é demoníaca, ela cega, destrói lares e relacionamentos, um mal irreparável.

Determine dia e horário para namorar seja disciplinado.

Não tenha hábito de dormir na casa do namorado(a), fazer suas refeições quase que diárias na sua casa; pois você vai quebrar a rotina do referido lar, a privacidade da família , até mesmo se tornando cansativo. – ( Prov.25:17).
Não namore escondido de seus pais, pois o namoro é a oportunidade que o jovem casal tem para conhecer os familiares um do outro e seus ambiente de convive.






O rapaz, tem de ser verdadeiramente um servo de Deus, pois o que ele não deseja para sua irmã carnal, não o faça outra moça qualquer, pois os olhos do Senhor estão em todo lugar
Noivado

É a confirmação do compromisso entre duas pessoas, que decidem unir- se pelos laços do matrimônio

Após o namoro, por um certo período, chegam a conclusão de que se entendem, se conhece o suficiente e agora desejam dar um passo decisivo para o casamento.

O noivado deve ser tão santo, quanto a fase do namoro. Não é pelo fato de estarem noivos, que vai haver atitudes de posse, dominação de um pelo outro – exemplo . não ir ao culto porque o outro não quer ir.
Muitos, nesta fase, esquecerem – se de que não são ainda casados e querem satisfazer o desejo sexual de cada um (l Pedro 1:15) santidade em toda a maneira de viver ( Gálatas 5:13)... Não useis então, da liberdade para dar ocasião a carne...
Aconselha – se que os jovens noivos devam preocupar – se com o seu próprio enxoval. O noivo para sustentar uma família deverá ganhar o suficiente em seu emprego; mas para isso, há que se preparar através de um bom estudo e uma boa profissão.
De comum acordo, os noivos devem poupar o máximo possível, para a compra de móveis, utensílios domésticos, completar enxoval etc.
A boa organização, e um preparo durante o noivado é fator indispensável para um casamento feliz.
Os noivos devem ter consciência da responsabilidade, dos deveres e direitos sobre o casamento, sabendo que encontrarão obstáculos pela frente.
Lembre-se, tanto no namoro, como noivado, não significa sinal verde para tudo (ore, obedeça a palavra de Deus e casem-se primeiro)
O noivado de José e Maria, foi realizado conforme o costume de seu tempo, um contrato escrito de noivado foi assinado sob juramento e a noiva passou então a aprender os deveres necessários a uma boa esposa e mãe. Quando José soube que Maria estava grávida, ele decidiu divorciar- se sem escândalo, até que surgiu um anjo, anunciando que Ela seria a mãe do Messias.



A jovem deve precaver-se, pois muitos jovens aparentam ser o que não são, quando na verdade são “Lobos vestidos em pele de ovelha”, sendo que eles só querem tirar proveito da ingenuidade da jovem para depois desprezá-la, e ainda difamá-la com os amigos. (II Sam.13).

O amor espera( I Cor. 13:4-7) não se porta com indecência, tudo espera.

Como devem comportar-se namorados e noivos, crentes em Jesus Cristo

Evitem ficar sozinhos quando os pais não estiverem em casa;

Cuidado com as provas de amor;

Fuja depressa das moças que acham que o rapaz respeitador (espiritual) é bobo;

Não aceite os maus conselhos, normalmente dados com aparente boa intenção – II Sam. 13:5... Jonadabe ensina a Amnon trilhar um caminho que custou –lhe a vida.
Entregue a Deus suas decisões por fé – Sal.37:5
Aprenda a tomar decisões por fé – Heb. 11:24,25
Fuja do pecado “Correndo” – Gen. 39:7, 12
O namoro, noivado e casamento deve ser com oração – Sal – 127;1

Sexo: só depois do casamento

O sexo não é um assunto proibido na bíblia
Ele foi criado por Deus e é bom. Deus nos fez homens e mulheres( o escritor aos Hebreus 13:4 nos diz é digno de honra entre todos o matrimônio e sem mácula)
A Bíblia diz para resistir as tentações sexuais ( I Tes. 4:1-8) A vontade de Deus é a santificação, isto é pureza moral.É a separação, dos padrões imorais do mundo e, aceitação do padrão de Deus.
O contato intimo antes do casamento, favorece o sentimento de culpa o que acarretara efeitos negativos no relacionamento dentro do casamento. Portanto, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Resisti as tentações sexuais e preserve-se puro para quando da consumação do casamento.
I Cor. 7: 9 mas, se não podem conter-se casam-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.



Casamento

... E disse o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só, farlhe-ei uma adjuntora que esteja como diante deles.
Deus entregou a Adão a mulher certa para sua vida- Gênesis 2:18.
Uma auxiliadora que seja idônea;
Uma auxiliadora que se combine com ele;
Uma auxiliadora que lhe corresponda;
Uma auxiliadora adequada
Amado irmão(ã), deixa Deus formar o teu lar
A formação de um lar é como uma construção(uma grande edificação)
A definição da palavra lar, sua origem nasce da palavra; lareira, laje em que se acende fogo.
Numa construção comum os materiais empregados são vários, mas na edificação de uma família o material principal é o amor.

Alguns princípios básicos para o casamento

Salomão em provérbios 30: 18-19 esta dizendo que há coisas extraordinárias demais para ele, e que de todas o casamento é a mais profunda, e o deixa perplexo.
O casamento não se realiza, nem se mantém feliz só com amor e boa intenção apenas. Há lutas inevitáveis. Há problemas seríssimos a serem vencidos, mesmo nos crentes.
O casamento é a única forma de união consagrado por Deus para constituição da família, objetivando o bem estar do ser humano, em todos os aspectos da vida. O casamento é a união física e espiritual entre duas pessoas do sexo oposto.
Desse ato resulta o lar que é a mais antiga instituição conhecida da raça humana, antes mesmo de qualquer organização política e social, ou da igreja ou da escola.
Portanto, o casamento não é meramente um contrato civil entre duas pessoas, mas uma criação de Deus para o mais elevado propósito estabelecido: perpetuação e a multiplicação da espécie humana.
Deus disse: frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a(gen. 1:28).

Na área financeira
Não serem custeado pelos pais; quem casa quer casa- Aquele que paga a conta, é quem exerce o controle.

Na área das decisões




Pai e mãe podem ser o máximo conselheiros, quando solicitamos. Pois o casal devem orar e decidir as questões juntos.

Na área da moradia

Trata-se deixar pai e mãe mesmo. Escolher outra casa com outro número, outro telefone, com total privacidade.

Profunda participação de ambos

Salomão se encanta com caminho da águia (Prov.30:19) Porque o caminho da águia ao céu, tem direção. Muitos lares estão sofrendo problemas sérios porque marido, mulher filhos não estão decidindo conjuntamente( economia, gasto e planos).

Capacidade de perdão

A família precisa educar seu coração e predispor a mente na direção do perdão.
O perdão é bom, transforma, é gratificante e faz crescer interiormente- (Mat.18:21,22)
Família

A família é uma instituição Divina. Portanto, deve ser constituída segundo o padrão de Deus, deve se comportar segundo os princípios de Deus, e deve cumprir os propósitos de Deus para que possa desfrutar das suas benção, provisões e proteção, e Ele mesmo ser glorificado nela.

O casamento deve ser: no Senhor(I Cor 7:39b)
O marido de ser:

O cabeça do lar (Ef.5:23)
Amante de sua esposa, como Cristo amou a igreja ( Ef. 5:25)

A esposa deve ser:
Submissa ao seu marido(Ef.5:23
Auxiliar do marido (Gen.2:18)

Os filhos devem ser
Obedientes aos pais (Ef. 6:1-3)





O leito deve ser
Honrado
Sem mácula(Hb. 13:4)

A família deve cumprir o propósito de Deus

Ser um núcleo de culto e adoração a Deus ( Js 24:15)

Ser testemunha viva de Cristo diante da sociedade
A família é um otdor de Deus aqui na terra.

Deus abençoe a todos em nome de Jesus Cristo



* * * * * * * * * * * * * * * * *


Pastor Gilmar Abel
I. E. P. O Brasil para Cristo
Av. Nossa Senhora de Lourdes, 615
Jardim Débora – Poá – SP
CEP: 08566-600
Fone: 4639-5722- fax
Cel : 9703-3509
E- Mail - pr.g.abel@hotmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário