sexta-feira, 9 de março de 2012

PERIGO DA GRAÇA - AMÓS 3:2


Amós ( carregador de fardos ) cujo nome não aparece em  nenhuma outra parte do AT, era natural de Tecoa  cidade de Judá, que ficava a 16 km ao sul de Jerusalém ( 1:1 ). Tinha por profissão ser boiadeiro e cultivador de sicômoros. Não ere de família rica ou influente e sim membro de uma família pobre de Tecoa.
Suas figuras de linguagem e seu vocabulário são extraídos da vida agreste ( 3 : 4, 5 ). Amós profetizou nos dias de Uzias, rei de Judá e de Jeroboão II, rei de Samaria ( 779-743 AC ). Ambos reinaram paralelamente por 36 anos.
A mensagem de Amós é muito significativa para os nosso dias. Ela nos exorta sobre o perigo de se brincar com a graças de Deus.
1.      O Contexto Histórico de Amós
Vamos examinar algumas das condições que prevaleciam no tempo de sua atuação :
Quando Amós começos a pregar em Samaria fazia mais de 30 anos que a Assíria havia destruído a Síria, seu vizinho. Isto facilitou e permitiu que Jerobão II ampliasse suas fronteiras ( II Reis 14:25 ), desenvolvendo assim um grande centro comercial em Samaria. Começa aqui a surgir um grande problema : ali, diante de seus olhos, Amós observa a pomposidade daquela elite social. Eram sedas finíssimas, tapetes felpudos, móveis e artigos luxuosos, desfiles de modas , etc.
O problema é que toda essa riqueza não era distribuída equitativamente entre  o povo. Essa permanecia nas mãos dos negociantes desonestos. Nesta época, prevalecia a opressão aos pobres e aos mais humildes por parte dos ricos.
-Vendiam prisioneiros de guerra como escravos – 19;
-Vendiam pessoas por dinheiro e condenavam os necessitados por um par de sandálias– 2:6;
-As mulheres a fim de usufruírem dos luxos, oprimiam e esmagavam osmpobres – 4:1;
-Amós compara estas damas da alta sociedade a vacas gordas no pasto ( vacas de Basã ).
-Pela mais insignificante quantia ( um par de sandálias ) era possível comprar os tribunais da época;
-Os ricos tinham o coração endurecidos e indiferente para com as aflições dos famintos ( 6:3-6 );
-A justiça  só favorecia aqueles que podiam pagar mais subornos ( 8:6 );
-Os pobres só podiam obter recursos entre os agiotas ( 5:11-12 ), e eram freqüentemente obrigados a hipotecar suas terras ( 8:4-6 );
Obviamente que as questões que as condições sociais e políticas influenciaram todo o contexto espiritual. Havia ma nação um espírito  profundamente religiosos. Israel se gabava de sua cultura religiosa e de seu espírito moderno de tolerância.
Somos informados de que o povo trazia sacrifícios todas as manhãs conforme exigia a lei ( 4:4, 5  com Nm, 28:3-4 ). Essas pessoas eram fiéis á letra da lei, enquanto a transgrediam com um culto idólatra.
-Pagavam seus dízimos de três em três anos, também em conformidade com a lei ( Dt 14:28, 26:12 ).
-Em 4:4 e 5 percebemos que o povo exteriormente estava  em perfeita harmonia com  sua religião, mas interiormente a transgredia. Ao mesmo tempo que estava religiosamente na igreja, estava  mergulhado em todas as formas aviltantes de impurezas e idolatrias.
-Deus mostra em 5:21-23 que não se agrada de corações divididos. Ele é o único Deus e não tolera rivais na adoração. Vêm-nos á mente as palavras do profeta Elias : “ Até quando coxeareís entre dois pensamentos ? Se o Senhor é  Deus, segui-o;  se é Baal, segui-o “.
A crise espiritual, social e política dos dias de Amós tem seus  paralelos com a situação dos nossos dias.


Obs: Continuaremos na próxima postagem.
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário