terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CONHECENDO A SALVAÇÃO

Conhecendo a Salvação
“ E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvo “ ( Atos 4 : 12 ).
A salvação é a maior bênção que o ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a principal experiência espiritual. A salvação é o tema central da Bíblia. Todo Crente deve conhecê-la bem e falar dela aos que ainda não aceitaram a Cristo, para que também sejam salvos.
O que é a Salvação ?
Em princípio, pode-se afirmar que ela é o resultado da morte expiatória de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, que livra o homem da condenação eterna, causada pelo pecado ( Leia Efésios 1:7;  2:1 ). A salvação é :
1 – Um ato soberano de Deus .  A salvação é um ato da soberana  vontade de Deus, que em seu Filho nos reconciliou consigo mesmo,  II Coríntios 5 : 18, 19 diz: “ E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo  por Jesus Cristo, e  nos deu o ministério da reconciliação;  isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados... . Você observa que a salvação é a demonstração do grande amor de Deus em favor da humanidade, condenada pelo pecado ( Leia Romanos 3:10, 11, 23 ). Ela é oferecida a todos, sem exceção. Em Cristo, todos podem ser salvos, libertos do pecado, tornando-se, assim, filhos de Deus. Leia João 1:12.
2 – Um ato da infinita misericórdia de Deus.  Você aprendeu que a salvação é um ato soberano do Senhor, porque só Ele pode salvar. É também, um ato da infinita misericórdia de Deus, porque é dada graciosamente, mediante a fé, e não através dos nossos próprios méritos ou boas obras.
O próprio Criador tomou a decisão de reconciliar consigo o homem, que, pela desobediência, havia se afastado dele, tornando-se escravo do pecado e inimigo de que o criara.
Você também precisa saber, que a sua salvação custou um alto preço;  o sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus ( João  1:29 ), imolado pelos nosso pecados, na cruz do Calvário, conforme a profecia de Isaias 53:4-7;  porém aos homens foi concedida graciosamente, segundo a misericórdia infinita de Deus. Jamais você pagaria tal resgate para a sua salvação, pois ela não depende de qualquer mérito humano, nem de boas obras. Leia Efésios 2 : 8, 9.   
A necessidade da salvação.
Todos pecaram e o salário do pecado é a morte ( Rom. 6:23 ). Deste modo, todos necessitam as salvação. Todos precisam arrepender-se dos seu pecados, confessá-los a Deus e abandoná-los definitivamente, aceitando o dom gratuito de Deus.
1 – A origem do pecado. Como o pecado entrou no mundo, com isto aconteceu ? Em Gênesis 1:26, 27 lemos que Deus criou o homem á sua imagem e semelhança e o colocou no Jardim do Édem, para o Salvar e o guardar. Disse-lhe que de todo o fruto ele podia comer, porém, daquele da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor lhe proibiu que provasse, pois o dia que o comesse, certamente morreria.
Tratava-se de uma prova de obediência, e Adão deveria se fiel ao Criador. Feito á imagem e semelhança de Deus, o homem possuía livre arbítrio. Estava capacitado a discernir o bem e o mal, o certo e o errado ; não era um robô  nas mãos do Todo poderoso.  Obediência incondicional foi a exigência única imposta à criatura humana. Enquanto obedecesse viveria.
Todavia, apesar de usufruir as delícias do Éden e conviver em perfeita harmonia com o Criador, o homem, tentado, pecou e foi destituído da glória com que foi criado, perdendo, assim, a comunhão com Deus. A desobediência de Adão afetou toda a  criação, a qual geme e chora sob o peso da maldição ( Gênesis 3:6, 17-19; Romanos 8:22 ), nele todos pecara, e por ele entrou a morte no mundo.
Como escapar desta condenação ? Veja a importância da Salvação : você estava morto em delitos, conforme Efésios 2:1,5 e Colossenses 2 : 13; e nada podia fazer escapar do juízo divino. Porém, Deus em seu Filho o libertou o libertou da condenação da morte eterna..
Aspectos da Salvação
O que é que constitui a salvação, ou “ estado de graça “ ?
1 – Três aspectos da Salvação, e cada qual se caracteriza por uma palavra que define ou ilustra cada aspecto : Justificação, Regeneração e Santificação.
Justificação
.Justificação é um termo judicial que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo – isto é justificado.
O homem, morto em seu delitos e pecados, não tinha como justificar-se perante o Todo-poderoso. Porém, mediante a morte expiatória e substitutiva de Jesus, tornou possível a justificação do transgressor -  ( Jó 9:2 ).
Dessa forma, Deus, o ofendido, reconcilia consigo mesmo o homem, o ofensor. Portanto, a justificação é mais que o perdão. O que o homem não pôde fazer, Deus realizou por ele.
A justiça de Cristo, o justo, é atribuída ao ser humano, mediante a graça divina ( Romanos 5 : 17 – 19 ), e tem como base o sangue de Jesus.
Regeneração
A regeneração é o ato renovador do Espírito pelo qual Ele habilita o crente a se apropriar da obra redentora de Cristo.
Trata-se de uma mudança de condição: antes, no pecado, o homem era inimigo de Deus e servo do Diabo; agora, feito justo, pela justiça de Cristo que lhe foi concedida, ele se torna membro da família divina, adotado como filho de  Deus ) João 1 : 12 ).
O homem, morto em seus delitos e pecados, nasce de novo. Este novo nascimento é efetuado pelo Espírito Santos em seu interior, mediante o arrependimento e a fé na graça divina ( João 3:3-8 ). O termo ilustra uma cena em família, da qual o transgressor fora banido, tornando-se inimigo dela. Mediante o seu arrependimento e o conseqüente perdão, ele é restaurado ao convívio familiar.
Santificação
A santificação é a obra do Espírito Santo mantendo e desenvolvendo a vida do novo crente que gerou na Regeneração.
Santificação ( ou em sua forma verbal, santificar ) significa literalmente o processo pelo qual se separa algo ou alguém para um uso ou um propósito religioso, ou seja, tornar sagrado ou consagrar. Sendo assim a santificação é o processo de aperfeiçoamento gradual do ser humano, em que ele se aproxima do caráter divino e afasta-se do pecado, cujo fim é alcançar a salvação e, portanto a santidade.
Uma vez restaurado a comunhão com Deus, o homem abandona as práticas pecaminosas do passado e separa-se ( santifica-se ), no interior do crente, que se reflete nos seus atos exteriores – ( II Cor. 5:17 ).
A obra da santificação o Espírito a realiza mediante a fé e o arrependimento, dons naturais do homem, transformados em graça  Divina pelo “ novo nascimento “. Por essas graças, o crente é levado a arrepender-se de qualquer pensamento ou ato pecaminoso que pratique e, ao mesmo tempo, a confiar no perdão de Deus por motivo da sua união com Cristo.
São meios divinamente estabelecidos de santificação : O SANGUE DE CRISTO,   O  ESPÍRITO SANTO  E A PALAVRA DE DEUS.

Pr. Gilmar Abel




Nenhum comentário:

Postar um comentário