Uma segunda pressuposição dos escritores do Novo Testamento é a convicção de que Jesus inaugurou a era messiânica ou do reino. Earle Ellis explica : “ Jesus e seus discípulos concebem a História dentro do arcabouço de duas eras : esta era era a era por vir. Essa perspectiva parece ter como pano de fundo os profetas do Antigo Testamento, que profetizavam sobre “ os últimos tempos “ e o dia do Senhor como o tempo de completa redenção. Os escritores do Novo Testamento estavam convictos de que a vinda de Jesus sinalizou o início dos “ últimos tempos “. No Pentecoste, Pedro proclamou : “Mas o que ocorre é o que foi dito pelo profeta Joel : E acontecerá nos últimos dias... “. O fato de Pedro mudar o “ depois “ de Joel ( 2:28 ) para “ nos últimos dias “ deixa ainda mais claro o ponto : Jesus deu início aos últimos dias.
Os discípulos haviam aprendido esse entendimento de que entraram nos “ últimos dias “ do próprio Jesus. Marcos declara que Jesus começou seu ministério pregando “ O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo “ ( 1:15 ). Era uma notícia sensacional. O reino messiânico, almejado pelos povos durante muitas gerações, havia chegado na pessoa de Jesus Cristo. “O que eles conheciam como questão de esperança no culto agora estava entre eles, como questão de realidade numa pessoa. O escatológico estava entrando na História.
Deus viera para reinar “. Jesus demonstrou a presença do reino de Deus expulsando demônios, curando os enfermos, restaurando os deficientes, alimentando os famintos, perdoando os pecados. Os discípulos testemunharam tudo isso e creram que Jesus era o Messias – até que ele morreu na cruz e todos os seus sonhos foram esmagados. Mas então, Jesus ressuscitou dos mortos e explicou-lhes a partir dos profetas que “ convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória “ ( Lc 24:26 ). A ressurreição de Jesus foi mais do que um milagre surpreendente de uma pessoa morta voltar à vida. A ressurreição de Jesus confirmou que Deus realmente havia inaugurado um novo tempo .
A convicção de que Jesus inaugurara a era messiânica capacitou os escritores do novo História redentora de Deus atinge seu ápice em Jesus. Nele todas as promessas do Antigo Testamento são cumpridas. Como diz R. T. France, “ A vida terrena e glória futura de Jesus de Nazaré é apresentada como cumprimento das esperanças do Antigo Testamento do dia de Yahweh... A vinda de Jesus é o ato decisivo de Deus pelo qual o Antigo Testamento esperava; e em sua vinda, todas as esperanças do Antigo Testamento são cumpridas; os últimos dias haviam chegado “.
Fonte Sidney Greidanus ( Pregando Cristo a partir do Antigo Testamento )
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário