terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CONHECENDO A SALVAÇÃO

Conhecendo a Salvação
“ E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvo “ ( Atos 4 : 12 ).
A salvação é a maior bênção que o ser humano pode receber e, ao mesmo tempo, a principal experiência espiritual. A salvação é o tema central da Bíblia. Todo Crente deve conhecê-la bem e falar dela aos que ainda não aceitaram a Cristo, para que também sejam salvos.
O que é a Salvação ?
Em princípio, pode-se afirmar que ela é o resultado da morte expiatória de Jesus Cristo, na cruz do Calvário, que livra o homem da condenação eterna, causada pelo pecado ( Leia Efésios 1:7;  2:1 ). A salvação é :
1 – Um ato soberano de Deus .  A salvação é um ato da soberana  vontade de Deus, que em seu Filho nos reconciliou consigo mesmo,  II Coríntios 5 : 18, 19 diz: “ E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo  por Jesus Cristo, e  nos deu o ministério da reconciliação;  isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados... . Você observa que a salvação é a demonstração do grande amor de Deus em favor da humanidade, condenada pelo pecado ( Leia Romanos 3:10, 11, 23 ). Ela é oferecida a todos, sem exceção. Em Cristo, todos podem ser salvos, libertos do pecado, tornando-se, assim, filhos de Deus. Leia João 1:12.
2 – Um ato da infinita misericórdia de Deus.  Você aprendeu que a salvação é um ato soberano do Senhor, porque só Ele pode salvar. É também, um ato da infinita misericórdia de Deus, porque é dada graciosamente, mediante a fé, e não através dos nossos próprios méritos ou boas obras.
O próprio Criador tomou a decisão de reconciliar consigo o homem, que, pela desobediência, havia se afastado dele, tornando-se escravo do pecado e inimigo de que o criara.
Você também precisa saber, que a sua salvação custou um alto preço;  o sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus ( João  1:29 ), imolado pelos nosso pecados, na cruz do Calvário, conforme a profecia de Isaias 53:4-7;  porém aos homens foi concedida graciosamente, segundo a misericórdia infinita de Deus. Jamais você pagaria tal resgate para a sua salvação, pois ela não depende de qualquer mérito humano, nem de boas obras. Leia Efésios 2 : 8, 9.   
A necessidade da salvação.
Todos pecaram e o salário do pecado é a morte ( Rom. 6:23 ). Deste modo, todos necessitam as salvação. Todos precisam arrepender-se dos seu pecados, confessá-los a Deus e abandoná-los definitivamente, aceitando o dom gratuito de Deus.
1 – A origem do pecado. Como o pecado entrou no mundo, com isto aconteceu ? Em Gênesis 1:26, 27 lemos que Deus criou o homem á sua imagem e semelhança e o colocou no Jardim do Édem, para o Salvar e o guardar. Disse-lhe que de todo o fruto ele podia comer, porém, daquele da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor lhe proibiu que provasse, pois o dia que o comesse, certamente morreria.
Tratava-se de uma prova de obediência, e Adão deveria se fiel ao Criador. Feito á imagem e semelhança de Deus, o homem possuía livre arbítrio. Estava capacitado a discernir o bem e o mal, o certo e o errado ; não era um robô  nas mãos do Todo poderoso.  Obediência incondicional foi a exigência única imposta à criatura humana. Enquanto obedecesse viveria.
Todavia, apesar de usufruir as delícias do Éden e conviver em perfeita harmonia com o Criador, o homem, tentado, pecou e foi destituído da glória com que foi criado, perdendo, assim, a comunhão com Deus. A desobediência de Adão afetou toda a  criação, a qual geme e chora sob o peso da maldição ( Gênesis 3:6, 17-19; Romanos 8:22 ), nele todos pecara, e por ele entrou a morte no mundo.
Como escapar desta condenação ? Veja a importância da Salvação : você estava morto em delitos, conforme Efésios 2:1,5 e Colossenses 2 : 13; e nada podia fazer escapar do juízo divino. Porém, Deus em seu Filho o libertou o libertou da condenação da morte eterna..
Aspectos da Salvação
O que é que constitui a salvação, ou “ estado de graça “ ?
1 – Três aspectos da Salvação, e cada qual se caracteriza por uma palavra que define ou ilustra cada aspecto : Justificação, Regeneração e Santificação.
Justificação
.Justificação é um termo judicial que nos faz lembrar um tribunal. O homem, culpado e condenado, perante Deus, é absolvido e declarado justo – isto é justificado.
O homem, morto em seu delitos e pecados, não tinha como justificar-se perante o Todo-poderoso. Porém, mediante a morte expiatória e substitutiva de Jesus, tornou possível a justificação do transgressor -  ( Jó 9:2 ).
Dessa forma, Deus, o ofendido, reconcilia consigo mesmo o homem, o ofensor. Portanto, a justificação é mais que o perdão. O que o homem não pôde fazer, Deus realizou por ele.
A justiça de Cristo, o justo, é atribuída ao ser humano, mediante a graça divina ( Romanos 5 : 17 – 19 ), e tem como base o sangue de Jesus.
Regeneração
A regeneração é o ato renovador do Espírito pelo qual Ele habilita o crente a se apropriar da obra redentora de Cristo.
Trata-se de uma mudança de condição: antes, no pecado, o homem era inimigo de Deus e servo do Diabo; agora, feito justo, pela justiça de Cristo que lhe foi concedida, ele se torna membro da família divina, adotado como filho de  Deus ) João 1 : 12 ).
O homem, morto em seus delitos e pecados, nasce de novo. Este novo nascimento é efetuado pelo Espírito Santos em seu interior, mediante o arrependimento e a fé na graça divina ( João 3:3-8 ). O termo ilustra uma cena em família, da qual o transgressor fora banido, tornando-se inimigo dela. Mediante o seu arrependimento e o conseqüente perdão, ele é restaurado ao convívio familiar.
Santificação
A santificação é a obra do Espírito Santo mantendo e desenvolvendo a vida do novo crente que gerou na Regeneração.
Santificação ( ou em sua forma verbal, santificar ) significa literalmente o processo pelo qual se separa algo ou alguém para um uso ou um propósito religioso, ou seja, tornar sagrado ou consagrar. Sendo assim a santificação é o processo de aperfeiçoamento gradual do ser humano, em que ele se aproxima do caráter divino e afasta-se do pecado, cujo fim é alcançar a salvação e, portanto a santidade.
Uma vez restaurado a comunhão com Deus, o homem abandona as práticas pecaminosas do passado e separa-se ( santifica-se ), no interior do crente, que se reflete nos seus atos exteriores – ( II Cor. 5:17 ).
A obra da santificação o Espírito a realiza mediante a fé e o arrependimento, dons naturais do homem, transformados em graça  Divina pelo “ novo nascimento “. Por essas graças, o crente é levado a arrepender-se de qualquer pensamento ou ato pecaminoso que pratique e, ao mesmo tempo, a confiar no perdão de Deus por motivo da sua união com Cristo.
São meios divinamente estabelecidos de santificação : O SANGUE DE CRISTO,   O  ESPÍRITO SANTO  E A PALAVRA DE DEUS.

Pr. Gilmar Abel




sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PLENO DISCERNIMENTO ( Conclusão )

Precisamos ter uma profunda visão para baixo :
A águia ao mesmo tempo que enxerga um alvo em cima, outro à frente, discerne com diáfana clareza outro embaixo.  A visão da águia, de fato, é algo extraordinário. “ Lá de cima ela avista suas vítimas, por mais longe que estejam “ ( Jó 39:29 – Bíblia Viva ).
Nossa visão de Deus e d História não pode tirar os nossos olhos dos vales, das regiões abissais do sofrimento, dos grandes fossos onde existem multidões lazarentas, chagadas, famintas, desesperadas, curtindo a dor cruel de uma miséria extrema. Precisamos ter um coração sensível e compassível, capaz de converter piedade religiosa em ação concreta e factível de ajuda ao necessitado. Precisamos ultrapassar a fronteira do sentimentalismo piegas que é capaz de chorar diante da dor alheia, mas é incapaz de mover uma palha para aliviar essa dor e ajudar a pessoa aflita. O cristão dicotomiza a vida.
Achando que só temos de nos preocupar com a salvação da alma, sem aliviarmos as pessoas dos fardos pesados que  a afligem. O cristão deve ser solidário, seu amor deve ser prático, ele é alguém que abre  que abre mão ao necessitado, dá pão ao que tem fome, consola o aflito, veste o nu, visita o enfermo, ampara o órfão e a viúva. Como mo  Jó, ele se torna os olhos do cego, as  pernas dos aleijado  e o pai dos desamparados  ( Jó 29:15 e 16 ).
Precsisamos entender que nós somos o corpo de Cristo na terra. Jesus fala a um pecador moribundo através da nossa boca. Ele visita o enfermo quando vamos ao seu encontro no  leito de dor. Ele alimenta o faminto quando abrimos a  mão e a despensa da nossa casa para socorre-lo. Não podemos passar pela vida indiferentes ao gemidos agônicos daqueles que estão feridos à beira do nosso caminho, como fizeram o sacerdote e o levita ( LC 10:31-32 Precisamos ser agentes da bondade de Deus. Como a águia, não podemos perder a visão das regiões baixas onde há gemido e soluços e gritos de socorro. Devemos ter a compaixão de George Muller, que cuidava de mulhares de crianças carentes em Bristol. Devemos revelar interesse  pelas pessoas marginalizadas como Robert Raykes, fundador da Escola Dominical em Glaucester, em 1780, ensinando a Palavra e educando crianças de rua. Devemos manifestar a misericórdia de Deus como o fizerem muitos missionários, tais quais David Brainerd, David Livingstone, Hudson Taylor, que se doaram para ver salvos os perdidos
Conclusão :
Assim como a águia, todo cristão deve possuir uma visão completa. Para cima, olhando para Deus; para frente olhando para a realidade da vida; e para baixo olhando para os perdidos e necessitados.
Continue nos visitando, seja um seguidor desse blog, convide seus amigos, irmãos e parentes. Bem vindos !
Deus lhes abençoe