sexta-feira, 29 de junho de 2012


Princípio-Terra
A partir dos anos 60 com as viagens espaciais começamos a ver a Terra de Fora da Terra. É uma imagem nunca dantes vista. Os astronautas usaram expressões patéticas, como “a Terra parece uma árvore de Natal, dependurada no fundo escuro do universo “, “ele é belíssima, resplandecente, azul  e  branca “, “ela cabe na palma da minha mão e pode ser encoberta com meu polegar”.  Outros tiveram sentimentos de veneração e de gratidão. Todos voltaram com renovado amor pela casa comum, a nossa boa e velha Terra.
Esta imagem esta criando uma nova consciência. Na perspectiva dos astronautas, que é uma visão cósmica, a Terra e o ser humano formam uma única  entidade. Nós não vivemos apenas na Terra. Somos a Terra que anda, como dizia o poeta cantante argentino Atauhalpa Yupanqui. Somos a Terra que pensa, a Terra que ama, A Terra que sonha e a Terra que reza. Somos filhos e filhas da Terra. Ocorre que esta Terra esta ameaçada. Ela está doente em razão de séculos de agressões por parte da espécie homo,  que é simultaneamente sapiens ( inteligente ) e ( demente ). Essa espécie mostrou que pode ser homicida (mata homens) e etnocida  (mata etnias ).Agora pode  ser ecocida (mata  ecossistemas), biocida ( mata espécies vivas ) e tragicamente também geocida (mata a Terra).  Mas certamente o ser homano não demorou milhões de anos para se formar para cumprir um destino assim tão trágico. Ele não precisa ser o satã da Terra. Ele pode ser seu Anjo bom. Sua vocação é cuidar da Terra como quem cultiva um jardim, como aquele do Édem.
Dadas as ameaças que pensam sobre todos nós, a Terra ganhou uma nova centralidade. Ela não é o centro físico do universo. Mas ela é o centro afetivo da humanidade. Só temos para nós este planeta. É aqui que amamos, choramos, esperamos, sonhamos e rezamos. Lentamente estamos descobrindo que o valor supremo é assegurar a persistência do planeta Terra, a herança que o Universo e Deus nos entregaram para zelar e aperfeiçoar, e é também garantir as condições para que se  realiza a espécie humana e cada um de seus membros da forma o mais coletiva e solidária possível. Em razão desta nova consciência, falamos do princípio-Terra. Ele funda uma nova radicalidade. Cada saber. Cada instituição, cada tradição espiritual e religiosa e cada pessoa devem colocar-se esta  pergunta: que faço eu para preservar a pátria comum, a Terra, e garantir que tenha futuro, já que ela há 15 bilhões de anos está sendo construída e merece continuar a existir?
As reflexões que apresentamos, parte de uma preocupação maior que vem sob o titulo Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres ( Ática, 1995 ), querem despertar um novo amor e veneração pela Terra. Daí a importância para a prática e para o pensamento do princípio-terra. Despertar para esta importância é o que se propõe o presente livro.
Leonardo Boff – Fazenda Sossego, Santana do Deserto, MG, verão de  1995.
Livro – Pincípio-Terra – A volta à Terra como Pátria comum.
Deus abençoe.

sexta-feira, 15 de junho de 2012




Tema : Não deixe o vinho virar vinagre – João 2:1-10.

Tendo o mestre sala experimentado a água transformada.                                                                  ( Hoje é dia de experimentar o milagre da transformação ).

Jesus foi convidado ( não foi para expulsar demônio, resolver problemas, mas para participar da alegria dos noivos ) – Você tem convidado Jesus para os momentos festivos?

Jesus foi convidado, também os discípulos e sua mãe.

Dependendo de quem você convida para fazer parte de sua vida, sua festa, seus momentos especiais ; termina cabalmente a festa ou não termina em função das pessoas que você convidou..

Seleciona as pessoas que você convida, para estar ao seu redor ( conviver, viajar etc. )

Sabe porque a vida de muita gente não vai bem ? porque só anda com pessoa “ ruim “ , pessoa que não acrescenta nada de bom, de útil na sua vida.

Aqui não só convidaram a Jesus, mas seus  discípulo e sua mãe.

( Digas com quem tu andas e direi quem tu és ).

Casamento é um projeto de Deus – Não nasce pronto se constrói. Jesus começou seu ministério em um casamento.

O que é casamento para você ? – Talvez isso aquilo

O casamento é um pacto sagrado, social, monogâmico, Bíblico e legal.

A Palavra de Deus diz que o casamento é um estado honroso estabelecido por Deus, e santificado pela presença do nosso Senhor nas bodas de Caná da Galiléia.

Malaquias 2:14 ...Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.

Gênesis 2 : 18 Disse mais o Senhor Deus : Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei  uma auxiliadora que lhe seja idônea.

Deus odeia a separação, divórcio, quando isso acontece , é quebrar  uma aliança ( Não ganha, com isso o marido, a esposa, a família, a igreja, a comunidade, nem Deus, mas o sim o Diabo.

Mas hoje Deus pode quebrar toda artimanha, armadilhas e setas do Diabo e curar seu casamento e relacionamento.

Casamento é um espaço para crescimento, não um peso, nem um ringue de Box.

É possível um casamento gostoso e saudável; ame sue cônjuge, considerem, respeite um ao outro, demonstre seu -  I João 3 :18.

Ecles.  4 : 9 à 12 -  Melhor é serem dois do que um, porque tem a melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém do que estiver só; pois caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?  .Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.

O casamento é uma sociedade ( Porque você não gosta de prestar contas ? ), quem diz que não devo satisfação ?

JOVEM – se você não está nem aí em casa, não gosta de prestar contas a seu pais, não se casa também. Pois é necessário prestar contas, dos gastos, dia-a-dia etc.

Quando a esposa diz, posso ver seu talão de cheque, seu holerite, seu E-mail, você deve diz claro, não tenho nada a esconder, somos um. ( Não preciso de senha ).

O Casamento é o único jogo que os dois ganha. Você se casa não para ser feliz, mas para fazer seu cônjuge feliz.

Todos tem seu lado azedo, de mau humor, nem por isso , vou acordar e lançar  tudo nela. Ela passara a refletir tudo auilo de ruim que lancei sobre ela. Ai já viu é só discórdia.

Alguém  ora, ora dizendo repetidas vezes  Senhor  lança meus problemas no mar. O Senhor se cansou de ouvir e disse : Esta bem meu servo, pode colocar seu calção.

Maria percebe que algo não esta bem. O casamento judeu durava 7 ( sete) dias. Ela foi conferir. Falaram a festa vai acabar, acabou o vinho. A alegria é o que dá sentido ao que fazemos.

O Apóstolo Paulo diz : Felip. 4:4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo; alegrai-vos.Ecles. 9 :9 Goza a vida com a mulher que amas, todos dos dias da tua vida  fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.

Casamento sem alegria é um casamento morto, pois tudo nessa vida que ser feito ou vivido com alegria.

Maria foi até Jesus disse acabou o vinho ( a alegria ).......

Alguns sinais percebidos quando falta a  alegria :

  - A falta de diálogo – silêncio total,

2º - Quando conflito das famílias de origem, não vão na casa da sogra, do cunhado, por causa de alguns ti-ti-ti, e ficam lançando um no rosto do outro. Lembre-se viva a vida.

3º - Quando pequenos motivos geram grandes conflito. Deixe isso de lado o que nos une ( amor ) é muito maior que as divergências, a vida é passageira, aproveite-a, com sabedoria.

Muitos arrumam tempo para lavar seu carro o dia inteiro, outra levam o pity Bull, pyti Lessa,  passear, mas não leva sua esposa comer uma pizza fora.

Quanto vale seu cachorro e seu cônjuge. Pensa bem para depois não ir dormir “na casinha”

Antigamente dava uma maior atenção para a esposa era : Vem minha erótica, agora sai pra lá sua neorótica.

Antigamente cantava já achei  minha flor gloriosa, agora oh quão cego andei.



As ofensas corroem, machucam e destroem aquilo de tão sagrado que Deus Criou. O casamento.

Cada vez que a mulher era ofendida pelo seu marido,  ela guardava um ovo em uma caixinha. Certa vez  o  Mario curioso abriu a caixa e viu US. 1000   e  três e perguntou para sua mulher o que era aquilo. Entendi ser uma poupança, que bom. Mais e os três ovos ? Ela respondeu.. Cada vez que você me ofendia, e um coloca um ovo na caixa. Ele então disse poxa então estou bem, pois somos casados a 5 ( cinco ) anos. Ela respondeu não é bem assim. É que quando juntava uma dúzia eu os vendia.

Queridos casais vamos rever nossos relacionamento, deixar de  Jesus Cristo agir, no ensinar, curar as feridas e enxugar nossas lágrimas.

Para que pudessem experimentar a transformação da água, no bom vinho, foi necessário obedecer a ordem....FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER – Vs.5.



Não deixe seu casamento virar  vinagre.



Pr. Gilmar Abel

Fonte – Site Pr .Josué Gonçalves




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Vitória Em Tempos Difíceis



Esta mulher esta vivendo um tempo muito decisivo em sua vida. - II Reis 4:1-7
Seu marido havia morrido , e o credor queria levar seu dois filhos, em pagamento da dívida.
O credor veio e fez  a sua proposta; eu levo seus filhos e a dívida será paga. Ela não aceitou a proposta  e foi atrás  de um milagre.
O que aprendemos aqui :
1º - É nos momentos difíceis na vida que recebemos as propostas perigosas e inspiradas pelo inimigo das nossas almas.
2º - O Diabo é como aquele credor, não basta a morte do marido, ainda quer levar os filhos ( Ele veio para matar roubar e destruir )
3º - Quais as pessoas  que vencem ( triunfan ) em tempos difíceis, são aquelas que não abrem mão daquilo  que Deu lhe deu. Ela não abriu mão dos filhos, que são herança de Deus, presente de Deus para nós.

O que é o que o Senhor Deus te deu, o que você tem como herança;ainda que tenha passado por momentos difíceis, não abra mão da sua família, seu ministério, seus amigos, seus filhos.
Josué 1 : 5 Ninguém te poderá resistir  todos os dias da tua vida;  como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
Deus proveu o milagre, encheu as botijas de azeite, as quais ele vendeu pagou suas dividas, e ainda fez uma poupança e viveu do resto
Deus abençoe

sexta-feira, 1 de junho de 2012


I. As águas amargas de Mara

1. Três dias pelo deserto e sem água
a. Os recipientes que encheram antes de sair do Egito já haviam se esgotado
b. Nosso coração necessita que voltemos a encher durante o caminho.
2. Havia água em Mara, porém amargas.
3. Podemos ter experiências amargas neste deserto.
a. Israel se decepciona, esperavam que tudo corresse bem.
b. Todos nós passaremos por provas durante a jornada. João 16: 33
4. Esta prova surgiu no caminho que Deus os guiou.

II. As palavras amargas contra Moisés. V. 24

1. O povo murmurou contra Moisés
2. As experiências amargas não devem nos tornar amargos.
a. Quando nos tornamos amargos não podemos ser abençoados
b. As pessoas amargas não podem abençoar a outros
3. Saul se tornou amargo contra Davi
4. O irmão do filho pródigo se tornou amargo pelo retorno do irmão
5. A palavra de Deus para pessoas amargas
a. Os esposos não devem se tornar amargos. Cl 3.19
b. A amargura é terrena, sensual, diabólica. Tiago 3.14-16
c. A amargura arruína nosso testemunho. Hebreus 12. 12-15

III. Moisés e seu clamor. V. 24

1. Moisés clamou ao Senhor
2. Ore quando outros o criticam
3. Moisés não sabia o que fazer, então orou.
4. Deus promete sabedoria aos que pedem Tiago 1:5

IV. Deus e seu lenho. V. 25

1. Deus mostra a Moisés um lenho
2. Moisés deita o lenho nas águas
3. O lenho adoçou as águas
a. O lenho estava ali todo tempo
b. O lenho fala do madeiro no calvário


Read more: http://www.opregadorfiel.com.br/2009/11/saindo-da-amargura-para-bencao.html#ixzz1wZIJd6cp