segunda-feira, 27 de junho de 2011

AVALIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO CRISTOLÓGIA DE LUTERO

Contribuição valiosas :
A interpretação e a pregação  cristológicas  de Lutero contém muitos elementos de valor. Como ninguém mais em sua época,  Lutero pregou o evangelho da  graça de Deus, ou seja Jesus Cristo é dom de Deus ( sola fide ). Ele insiste também em sola Scriptura, ou seja, as Escrituras são a única ( ou final ) norma para a vida e a pregação, libertando-as, assim, do domínio da tradição da igreja, para que elas interpretem a si mesmas.
Lutero  enfatiza ainda que os pregadores não devem apenas pregar a verdade objetivamente, mas devem demonstrar a relevância das Escrituras para nós ( pro nobis ). Eles afirmam : “ Essa é a segunda parte de nosso entendimento e nossa justificação, saber que Cristo sofreu, foi vilipendiado e morto, mas por nós. Não basta saber a matéria, o sofrimento, mas é necessário saber também sua função. “ Em outro lugar, ele escreve : “ Não basta e nem é cristão pregar as obras, a vida e as palavras de Cristo como fatos históricos, como se bastasse o conhecimento desses para a condução da vida, embora seja esse o modo daqueles que hoje em dia são considerados entre nossos melhores pregadores....Pelo contrário, Cristo de ser pregado com a finalidade de que a fé seja firmada nele, para que não seja apenas Cristo, mas Cristo para você e para mim, a fim de que o seu nome representa seja  efetivo  em  nós. Essa  fé é produzida e preservada em nós pela pregação do motivo pelo qual Cristo veio, o que ele trouxe e outorgou, qual é o benefício que obtemos ao aceita-lo “.
Pode-se creditar a Lutero também aquilo que hoje chamaríamos de pregação expositiva ou textual temática. Conforme  Meuser, “ Com Lutero, especialmente depois de 1521, veio o que muitos intérpretes chamam de uma forma  totalmente nova de sermão : die schriftauslegende Predigt ( o sermão que expõe as Escrituras )....o alvo desse sermão é....ajudar os ouvintes a en tender  o texto, não apenas uma verdade religiosa...seu método é tomar um determinado segmento da Escritura, encontrar o pensamento chave nele contido, e deixar isso perfeitamente claro. O texto deve controlar o sermão”.
Deus te abençoe.
Obs – Fonte Livro Pregando Cristo a Partir no Antigo Testamento ( Sidney Greidanus )

segunda-feira, 20 de junho de 2011

AS QUALIDADES DO AMOR E EXIGÊNCIAS DE UMA BOA LIDERANÇA

Ainda com base em 1º Cor. 13, extraímos algumas qualidades do amor que leva uma liderança a persistir rumo a sua visão e metas, alcançando o êxito   do seu  trabalho.
PACIÊNCIA :
Ter paciência é demonstrar autocontrole. Essa qualidade de caráter é essencial para um líder, na medida em que a paciência e o autocontrole são os fundamentos do caráter  e, portanto da liderança . Sem controle sobre nossos desejos básicos e caprichos, dificilmente reagiremos corretamente em situações embaraçosas.Muitos líderes ficam impacientes e desistem do esforço antes quês os frutos tenham  chance de crescer. Muitas pessoas querem e esperam resultados rápidos, mas o fruto só vem esta pronto. Para nos tornarmos líderes efetivos, é preciso desenvolver o hábito de reagir e acordo com os princípios morais. Paciência e autocontrole refletem atitudes consistentes e previsíveis.
GENTILEZA :
Na verdade, gentileza é um ato e amor, porque exige que nos interessemos pelos outros, até mesmo por quem não sentimos qualquer  afeição. Pequenas manifestações de apreciação, de encorajamento, de cortesia e de atenção, além de conceder créditos e elogios pelos esforços realizados, ajudam os relacionamentos a se desenvolverem de forma adequada.Willian James,  o grande filósofo e psicólogo americano, ensina que os seres humanos tem necessidade de serem apreciados. Madre Tereza disse que as pessoas anseiam por apreciação mais do que o pão. Pequenas amabilidades, como : Bom dia, por favor, obrigado, desculpe, eu estava enganado, são fundamentais nos  humanos.
HUMILDADE :
Não podemos confundir humildade com passividade, modéstia ou até mesmo com baixa auto-estimas.  Muito pelo contrário. Os lideres humildes não sofrem nenhum complexo de inferioridade. Eles sabem que não tem todas as respostas e aceitam isso com naturalidade. Quando atingidos em sua escala de valores, princípios morais e senso de  justiça, podem ser tão destemidos quanto um leão.Os lideres humildes não se iludem sobre quem realmente são. Eles sabem que vieram ao mundo  e  que partirão sem nada e por isso mesmo, aprendem a se controlar e a  não ser egoísta. Quem é humilde dificilmente se  ofende nem revida.  A  humildade não é covardia porque exige grande coragem Ela nos leva a aceitar um lugar inferior aquele me merecemos, a silenciar a respeito de nossos méritos, a tolerar desfeitas, insultos e acusações falsas por causa de um propósito superior.Jesus demonstrou a verdadeira humildade sendo Senhor sobre todas as coisas.  A humildade é importante para o líder, porque as pessoas  seguem mais entusiasticamente aquele cuja motivação não é servir-se a si mesmo.  Se todos os outros fatores forem iguais, o líder humilde está mais perto de alcançar seus objetivos.Para o crítico inglês John Ruskin, “ os homens realmente grandes possuem o curioso sentimento de que a grandeza não está neles, mas passa por ele. Por isso, são humildes.
Fonte – Pr. Paulo Saderi  ( Livro  Líder nas mãos de Deus ) -  OPBC  Londrina.
Deus abençoe.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

REFLEXÃO

Todas Religiões Levam a Deus ?
Essa afirmação é tão infundada como a seguinte: “ O que interessa é que estamos voando.
De um jeito ou  outro já vamos descer “. A pergunta não é “ se “ mas “ como “ !
Um jovem brâmane, numa entrevista com um missionário cristão, declarou : “ muitas coisas que o cristianismo tem, encontro no hinduísmo, mas há uma coisa que o cristianismo possui e que o hinduísmo ( e todas as outras religiões ) não tem “.
O que é ?
“ UM SALVADOR “ – Respondeu o jovem.
Nenhuma religião salva e leva a Deus, como diz a Bíblia em João 14 : 6 “ Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim “.
Somente Jesus Cristo pode lhe salvar. Aceite-o. Em atos 4:12 diz; “ E não há salvação em nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos “.
Ore agora mesmo  a Jesus e confesse a Ele seu pecados e experimentará que é o único Salvador. Jesus diz : “ e o  que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora “ ( João 6:37 )
Deus te abençoe.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CONTENTAMENTO

Quando meditamos na carta do Apóstolo Paulo ao povo de Filipos no Capitulo  4 versículos 10 à 15 podemos extrair grandes lições .
Vivemos  em uma  época de grande consumismo. O lema é possuir, possui e possuir.
O mais importe passa a ser o ter, ao invés do ser.  Se nos falta alguma coisa, ficamos desesperados e desapontados com nós mesmos.
Paulo aprendeu sobre Deus e com Deus,  vamos dizer assim; sem ter nada. Será que teríamos a coragem de ser como ele ?  Era simples,  trabalhador, fazedor de tendas.
...APRENDI A CONTENTAR-ME COM QUE TENHO.
Quando vem a ausência de algo, experimentamos a provisão de Deus. Não podemos depender de nosso  dinheiro, cartão de crédito, cheques, empréstimos,  e SIM DE DEUS.
Não querer a todo custo seguir ou adquirir o que vemos nas  lojas ou  em casas de amigos, parente ou irmão, isso é inveja, vamos aprender a CONTENTAR COM QUE TEMOS, no momento exato Deus vai te abençoar e conceder o desejo de seu coração, sem deixar preocupado e sem dormir, por causa da dívida assumida.
Que filosofia maravilhosa que Paulo adotou para sua vida. Contentamento com o que Deus lhe tinha dado – APRENDI A CONTETAR-ME.
Paulo nos ensina a receber o bem estar, a fortuna , a comida, roupa, trabalho, estudo com gratidão a Deus.
Mas também a receber com fé, a escassez e as necessidades, pois não só  conhecia o favor Divino, pode desfrutar por várias vezes a provisão de Deus em sua vida. ( Deus não se esqueceu de você, aguarde mais um pouco ).
Quem vive com Deus,  em Deus espera, confia e busca sabedoria para vencer as lutas, crises e necessidades.
Posso todas as coisas naquele que  me fortalece ( v-13 )
Amados  Deus abençoe a  todos, e esteja contente com o Deus tem  colocado em tuas mãos. Não diga que não vale nada ou não presta: Não diga que é imundo aquilo  que Deus purificou.
Shalon.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

OBSTÁCULOS DA VIDA, TENHA FÉ !

Um rapaz fez um pedido a Jesus; ele pediu um emprego, e uma mulher que o amasse muito. No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anúncio de emprego estampado em tamanho médio, que chamou sua atenção.
Ele foi até o local. Ao chegar no local indicado viu que a fila era muito grande e disse : eles são melhores do que eu, e foi embora.
Partiu em direção a sua casa e no caminho, um garoto lhe deu uma rosa...mas no ônibus ele, chateado, jogou a rosa fora. Ao chegar  em casa, o rapaz briga com Jesus e em curtas frases e bravejantes  palavras diz :
....É assim que me tratas ?
....É assim que me amas ?
E vai dormir. Em sonho Jesus lhe diz : O emprego era seu, mas você não confiou e desistiu antes mesmo de lutar e nem chegou a preencher a ficha .
Sabe aquela rosa, foi eu que te dei...inspirei  aquela criança a lhe dar ! O amor da sua vida estava  sentada ao seu lado naquele   onibus ... em vez de você dar a rosa a ela, você a jogou fora.
Os obstáculos é você que os coloca em sua vida. Você entendeu como Jesus age ?
Ele abre as portas e te mostra o caminho, mas a tua fé é tão pouca que desiste no primeiro  obstáculo. Não desista....Confie que Jesus pode agir na sua vida.
Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé.

Deus lhe abençoe.
Pr. Gilmar Abel.
Fonte -  Roberto Valença ( Jornalista e Radialista, diretor do Jornal Folha Leste )