terça-feira, 29 de março de 2011

CONVERSÃO DO CARCEREIRO ( ATOS 16:16-34 )


A conversão do carcereiro de Filipos, com todo sua família, mostra o poder da oração combinada com louvor, em momentos de angústias.
 *O PREÇO POR PREGAREM O EVANGÉLHO
Foram presos e açoitados por fazerem um bem ( muitos seguem as multidões para fazer o mal, mas não querem seguir a Cristo
.
Perto da meia noite – estavam  presos, mas as algemas não impediram a comunhão com Deus – ( não se pode por mordaça no espírito do crente )

Oravam e cantavam – foi um verdadeiro culto de vigília. Seus corações transbordavam de alegria por sofrerem pelo Evangelho.

Era alegria sincera, sem hipocresia. Não se queixavam das feridas dos açoites.

Paulo dominou sua ira ( At. 9:1 ), não era  mais o orgulhoso  Saulo ( 2 Co 5:7 ), venceu as cadeias e sensibilizou o rude carcereiro e os outros presos.

Escutaram – Os outros presos estavam acostumados a ouvir gemidos , as orações e os louvores atraíram suas atenções.

RESULTADOS DA ORAÇÃO E DOS LOUVORES
Houve um grande terremoto – as portas do cárcere se abriram, os alicerces se moveram.
A pergunta do carcereiro – Que é necessário que eu faça ?
Antes era um homem rude, agora estava amedrontável.
A Resposta de PauloCrê no Senhor Jesus Cristo ( V-31)
 .........................................................................................................................

quinta-feira, 24 de março de 2011

ZELE PELO SEU NOME

Em Provérbios Capitulo  22 versículo 1 esta escrito o seguinte : Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as  muitas  riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro.Hoje em dia vivemos em um mundo em que,  muitos querem levar vantagens em tudo, ser o dono da verdade, mesmo que se preciso for usar da corrupção, maus negócios, em fim a lei da desonestidade.Quando um filho nasce, muitos pais ou pessoas responsáveis, querem que  a criança seja a melhor aluna (o) na escola, o melhor cargo no trabalho, e que os holofotes desse mundo esteja voltado para ele ( a ), custe o que custar ( não importa os meios ).Mais em Provérbios 22:1, nos leva a refletir sobre nossa vida, visto que estamos neste mundo de passagem, e precisamos ZELAR , CULTIVAR, O NOSSO BOM NOME.Quando você deixar este mundo ( UM DIA TODOS NÓS O DEIXAREMOS ), como você gostaria de ser lembrado ?, Tem pessoas que são lembradas pelos desbarates, brutalidades, roubos,   assassinatos, invejas, infidelidades etc, etc. e etc..Outros são lembrados porque foram bons atores, bons futibolista, bons médicos, bons advogados, bons professores, em fim, alguém que contribuiu com nossa sociedade, nosso Brasil. Como também tem aqueles serão lembrados pelas sua riquezas, lindas mançoes e belos hiates.MAIS DIGNO DE SER ESCOLHIDO ( LEMBRADO ) É O BOM  NOME...O Apóstolo Paulo em I Timótelo 3:7 escreveu orientando os Bispos e Diácono, o seguinte : Convém, também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta e no laço do diabo.As mulheres o Apóstolo Paulo em    I Timóteo 5 : 14 escreveu assim : Quero  pois, que as moças se casem, gerem filhos, governem a casa e não dêem ocasião o adversário de maldizer.Aos servos,  I Timóteo  6 :1 Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem aos seus senhores por digno de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
Bom Nome................Bom nome.........................Bom nome..................Bom nome................Jesus porém, conhecendo a sua malícia disse : Porque me experimentais, hipócritas ?Moastrai-me a moeda do  tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E ele disse-lhes : De que é esta efígie e esta incrição ? Disseram-lhe eles : De César. Então ele lhes disse : Daí a Cesar o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus – ( Mat. 22 : 18 à 21 ). Isso é bom nome, Jesus não precisava de nada disso, mas nos deixou exemplo – Devemos saldar nossos compromissos e cultivar nosso bom nome.
Como você gostaria de ser lembrado, heem....
O bom nome nos ¨coroa “ com boa influência entre outras pessoas, prestigio, consideração, honra e satisfação em servir e ser servido ( Pois você tém crédito ). – Bom Nome.Bom nome realmente não há riquezas que pague, ainda mais acompanhado da Graça de Deus.Seja fiel, integro – Em Provérbios 11:3 esta escrito à Integridade dos retos os guiará, mas a perversidade dos desleais os destruiras.Bom nome, nos faz lembrar do testemunho  que Deus deu de Calebe – Números 14 : 24 Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, e eu o levarei a terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança.Vamos zelar pelo nosso BOM NOME, somos novas criatura, as coisa velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo.Vamos ser lembrados como um bom pai/mãe, filho(a), amigo(a), homens e mulheres de Deus, marcaram esta geração com bons testemunhos, para glória de Deus.
Deus abençoe.


segunda-feira, 21 de março de 2011

PROFETAS QUE OLHEM PARA O ALTO


No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu sequito enchia o templo – Is. 6 : 1.
Uzias – No princípio um bom rei, buscou a Deus; Deus o fez  prosperar – obteve vitória sobre vários povos inimigos de Israel, o seu nome se tornou famoso – edificou torres, cavou poços, preparou um forte exército, fez máquinas de engenho, escudos, couraças, lanças, arcos fundas de atirar. Mas o texto bíblico que por causa do seu fortalecimento o seu coração se exaltou e ele se corrompeu : entrou  no templo para queimar incenso no altar de incenso.
O altar do incenso e lugar onde se oferecia incenso ao Senhor todos os dias. Somente o sacerdote poderia oferecer incenso e não poderia ser incenso ou fogo estranho nesse altar.
Sacerdotes corajosos o repreenderam quando ele estava com incensário nas mãos, ficou leproso e teve que viver o resto de seus anos separado de todos até a sua morte.
Alguns estudiosos suspeitam que Isaias tenha sido parente do rei Uzias por sua preocupação com a corte e com a liderança e ainda pelo fato de sua mensagem ter sido dirigida mais aos altos escalões  dos reis de Judá em Jerusalém.
Não temos como saber  exatamente, mas sabemos que a morte de Uzias incomodou a Isaias e o fez olhar para o alto. Uma política que prospera militar e financeiramente não significa que    é porque Deus esta abençoando. Uzias era grande estrategista militar e político, mas deixou que a soberba invadisse seu coração e quis desafiar a autoridade sacerdotal.
Deus procura profetas que olhem para o alto – que tenham suas esperanças firmadas em Deus e não em sistemas políticos, governos ou situação econômica.
Será que temos sido profetas que olhem para o alto ou profetas que olham para terra, para as situações, para os problemas ? Muitos de nós só olham para a sua própria vida, só olham para terra.
Queremos ver Deus mas não olhamos para o alto; queremos ver a glória de Deus mas estamos olhando para a glória dos homens; queremos a glória de Deus mas estamos buscando a glória do mundo; se é assim que estamos nos comportando não somos o tipo de profeta que Deus está procurando.
Se somos profetas de Deus, que tipo de profetas estamos sendo ? Estamos olhando para o alto como Isaias ou olhando para terra como Uzias ?
Estudo preparado pelo Pr. José Ribeiro Neto, auxiliar na Igreja Batista Missionária em Ferraz de Vascocelos – SP., autor do livro Deus Procura Profetas. 
Deus Abençoe.

quarta-feira, 16 de março de 2011

FILHO PRÓDIGO ( LC. 15:11-32 )


Aqui nesta paassagem Biblica prendemos lições muito importantes, vamos lá.

V-12 Uma Aliança quebrada
V-13 Poucos dias depois – terra longinqua, desperdiçando tudo, vivendo dissolutamente.
.Isso acontece com o rompimento com o amor, comunhão e autoridade de Deus.
V-14 Houve grande fome naquela cidade – terra longínqua não é o seu lugar.

V-l5 Chegou a um cidadão daquela cidade – “ o chefe da boca”
V-16 Que degradação amados de Deus, o rapaz deseja saciar sua fome comendo bolatas dos porcos porque naquele lugar ninguém podia lhe dar o verdadeiro alimento.
. O verdadeiro alimento amados so encontramos junto ao Pa´( Jesus ).
V-17 E caiando em si ( Seus olhos sendo abertos )
V-20 Levantando-se, foi para o Pai ( O passo para sua vitória )
.Seu Pai o viu de longe......que alegria e compaixão
.E correndo ( Deus tem pressa em te receber e abençoar ) o abraçou e beijou-o
V-22 O Pai deu-lhe vestes novas, um anel que significa autoridade, sandalhas, que siguinifica preparação do evangelho
V-23 Houve alegria nos corações
V-24 O filho mais velho com egoísmo no coração não se alegrou com a vitória de seu irmão
V-28 – Se indignou
V31 O Pai lhe diz, filho sempre estas comigo, e todas as minhas coisas são tuas ( ou seja estas comigo, mas ao mesmo tempo estas longe – desfrute de mim meu filho.
Deus abençoe.

.............................................................................................................................................

segunda-feira, 14 de março de 2011

LEMBRE-SE DE CRISTO

Fazei isto...Em memória de mim – ( I Cor. 11:23-25 )

Paulo recebeu através de uma narrativa diretamente de Jesus Cristo, provavelmente quando esteve no deserto, as instruções sobre a ceia do Senhor.
Isto mostra a importância da ceia, pois o próprio Jesus encarregou-se de revelar a Paulo.

Recordamos junto com o Apóstolo, alguns fatos da Vida, Obra e Morte de Cristo para nos fortalecer na caminhada cristã.

-O Verbo se fez carne, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus
-Jesus foi tentado e Venceu, pela palavra.
-Chamou seu discípulos, e os fez pescadores de homens
-Curou muitos enfermos e leprosos
-Ressuscitou a filha de Jairo
-Ressuscitou a Lázaro, seu amigo.
-Disse : Vinde a mim, todos cansados e oprimidos e eu vos aliviarei – Mat.11:28
-Acalma a tempestade
-Eis minha mãe e meus irmãos
-Multiplica pão e peixes
-Intercede por nós

-Tem grande desejo de fazer a sua última ceia com seus amigos
Se Cristo quis lembrar esse detalhe a Paulo, é porque ele quer que isso continue sendo lembrado pelo povo.

Momentos difíceis :
Traído pelo seu amigo,
Mas nesse momento trágico Jesus nos ensina a enxergar que Deus consegue reverter muitas das tragédias em benção.

Ele tomou o Pão e o consagrou a Deus, o Pão Simboliza o corpo de Cristo.

Devemos lembrar que a nossa vida tem início na morte de Cristo.

O Cálice de uma Nova Aliança – Novo Testamento, de uma espécie sem precedente, diferente da Aliança feita com Deus no deserto de sinai ( lá foi sangue de animal, aqui é o Sangue de Cristo ).

-Também é profético – devemos proclamar a sua volta – Ele voltará.
V-26  Porque todas as vezes que cormedes este Pão e bebetdes este Cálice, anunciais a morte do Senhor até que vemha.
Deus te abançoe.

terça-feira, 8 de março de 2011

ALARIDO DOS QUE CANTAM


                                                 
No livro do Êxodo Capitulo 32 versos 1 à 18 nós observamos que o povo de Israel por inúmeras vezes desfrutaram da “ companhia de Deus”, vivenciaram grandes  livramentos, seguidos de milagres e cuidado do Deus  Todo Poderoso. Mas a impaciência, desobediência a ordem de Moisés, o qual foi ter com Deus no monte Sinai; começaram a pressionar o líder Arão que na ausência de Moisés ficou com a  responsabilidade de cuidar, apascentar o povo. Lembre-se  que na saída do povo de Israel do Egito, muitas outra pessoas que não temiam a Deus e que eram pagãs,  aproveitaram a oportunidade e juntaram  ao povo de Deus para sair do Egito.
Cuidado amados, com quem você tem feito alianças, pessoas que não são no nosso meio ( crentes de verdade ), pois podem contribuir para se cometer rebeliões, discórdias, pecados que entristecem a Deus. Nunca se esqueça que você é um sacerdote em seu lar ensine essas coisas a seus filhos e família. Arão se deixou influenciar pelas pressões e quis agradar o povo, e para isso tomou em suas mãos os pendentes de ouro do povo e fizeram um BEZERRO DE OURO para adorá-lo. Como Moisés foi ter com Deus no monte Sinai, JESUS CRISTO FOI PARA OS CÉUS  E VOLTARÁ, e espera que seu povo o aguarde com fé e obediência. Muitas vezes pessoas não abrem  a mão para obra de DEUS, mas abrem para fazerem ou adquirirem para si, objetos ( Bezerros de Ouro ) para adorar e aplicar seu coração. Isso entristeceu tanto a Deus a ponto Dele no Versículo 7 dizer a Moisés : Vai, desce; porque o TEU POVO que fizestes subir do Egito, se  tem corrompido. Mas graças a Deus, que o nosso Deus podia contar com um líder sério e temente a Deus ( como você )que intercedeu/suplicou pelo povo, dizendo, lembrando as promessas de Deus a Abraão, de Isaque e de Israel – Versículo 13.  Aprendemos muito com esse ato de Moisés, aqui ele esta “ DEVOLVENDO” O POVO ( a igreja, sua família, seu trabalho, seus desejos, suas preocupações, suas tristezas, etc. ) para Deus. ( Verso 11......porque se acende o te furor contra O TEU POVO ). Como é maravilhoso servir a esse Deus. Qual tem sido o objeto da sua adoração ?.
O povo conforme verso 6, começaram a folgar, se entregaram as danças sexuais ( era a verdadeira FESTA  DA CARNE ( CARNAVAL ), o povo se despiu ( verso 25 ) , ficaram nu ( que vergonha e decepção para Deus ). Moisés  e Josué ( verso 17 e 18 ) não estavam entendendo nada, Josué disse : alarido de guerra há no arraial, já Moisés disse não; Não é alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam eu ouço.
Que confusão Moisés não deixou um povo que conhecia a Deus( uma igreja, uma família ), como não entender qual era o alarido, é simples : a Palavra de Deus diz que não pode jorrar da mesma fonte água salgada e água doce. De seus lábios só podem sair louvores e palavras que redundam em glórias a Deus. Hoje o Senhor Deus requer uma posição de homens e mulheres comprometidas com Ele, como no verso 26......QUEM É DO SENHOR, VENHA A MIM.
Deus vos abençoe amados, que a Palavra de Deus seja a sua inspiração, sua meditação e seu louvor. OS CÉUS QUER  OUVIR COISAS BOAS ACERCA DE VÓS ( ALARIDO, LOUVORES DE FILHOS OBEDIENTES  AO DEUS TODO PODEROSO ).

           

quarta-feira, 2 de março de 2011

ARCA PERDIDA ( I SAM.. 4:11-17 )

        Quem sabe você perdeu a arca do Senhor.

- Você mensageiro de Deus que sempre leva mensagem de esperança, hoje traz mensagem triste, pois perdeu a arca.
-         (Uma luta, ferido, machucado).
-         Mas mensageiro de Deus, há esperança.
- Israel foi ferido/derrotado porque o povo passou a viver em desobediência a Deus (mesmo levando a arca para batalha) (V-2).
-         A arca representava a presença de Deus em Israel.
- Deus permanecia com seu povo somente enquanto seu povo procurasse manter comunhão com ele.
- Não adianta ser batizado nas águas, participar da ceia do Senhor e não obedecer a sua palavra.
-         Não receberás nenhum benefício espiritual.

Capítulo 5:1 – Os Filisteu, pois tomaram a arca de Deus e trouxeram de Ebenezer a Asdose.

JÓ 14:17 – Porque há esperança para a árvore, que se for cortada ainda se renovada, e não cessarão os seus renovos.

HABACUQUE 3:17-18 – Portanto, ainda que a figueira não floreça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento, as ovelhas da malhada seja arrebatadas e nos currais não há vacas.

         - Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

Capítulo 6:11 – Gênesis a arca ficou 07 meses na terra dos Filisteus.

Capítulo 7:3 – Samuel exorta o povo ao arrependimento.

Capítulo 7:12 – Então tomou Samuel uma pedra, a pos entre mispa e sem, e chamou o seu nome Ebenezer – até aqui nos ajudou o Senhor.
Deus te abençoe.